quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[0171.] LIGA REPUBLICANA DAS MULHERES PORTUGUESAS || LAGOS

* LIGA REPUBLICANA DAS MULHERES PORTUGUESAS || LAGOS *

LAGOS DA REPÚBLICA || 2010

 
«Liga Republicana das Mulheres Portuguesas - Núcleo de Lagos
João Esteves

1. Constituição

• Tratou-se do primeiro núcleo da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas a ser formado.

• Constituiu-se em 19 de Fevereiro de 1909, tendo comparecido à reunião 13 sócias.

• A presidente eleita do núcleo, Adelina da Glória Paletti Berger, era casada com o presidente da vereação de Lagos, composta por correligionários republicanos.

• A comissão dirigente ficou assim constituída:

Presidente: Adelina da Glória Paletti Berger
Secretária: Júlia Augusta Paletti
Tesoureira: Ana da Conceição Ladeira
Vogais: Maria da Glória Pereira Neto
Emília do Carmo Raimundo

2. Sócias

Adelina da Glória Paletti Berger
- Presidente eleita do núcleo de Lagos;
- Esposa do presidente da Câmara Municipal de Lagos;
- Foi em sua casa que se realizou a primeira reunião do núcleo;
- Acompanhou, em 27 de outubro de 1910, a direcção da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas na entrega em diversos ministérios da sua primeira representação e das listas pedindo a Lei do Divórcio.

Ana da Conceição Ladeira
- Tesoureira da comissão dirigente.

Dionísia Rosa Paletti
- Participou na reunião de 19/2/1909.

Emília do Carmo Raimundo

- Vogal do núcleo de Lagos.

Francisca da Conceição Taklim

- Participou na reunião de 19/2/1909.

Francisca Fernandes Neira

- Tornou-se sócia na reunião de 19/2/1909.

Francisca Nunes

- Participou na reunião de 19/2/1909.

Julieta Augusta Paletti

- Secretária do núcleo de Lagos.

Maria da Glória Pereira Neto

- Vogal do núcleo de Lagos.

Maria das Dores Costa

- Participou na reunião de 19/2/1909.

Maria do Carmo Raimundo

- Foi proposta para Presidente da Comissão de Lagos, mas pediu que a escusassem do cargo, propondo em sua substituição a sócia Adelina da Glória Paletti Berger.

Maria dos Reis Pacheco

- Participou na reunião de 19/2/1909.

Maria Teresa Canelas Marreiros

- Participou na reunião de 19/2/1909.

3. Actividades

A Comissão de Lagos desenvolveu, pelo menos, as seguintes actividades:

• Por ofício de 7/5/1909 enviou donativos para as vítimas do terramoto que afectou sobretudo o Ribatejo.

• Aderiu à manifestação promovida pela Junta Liberal em Agosto, delegando em Ana de Castro Osório a sua representação.

• A sua presidente acompanhou a delegação que em 27 de Outubro de 1910 foi entregar uma representação da Liga com as principais exigências aos diferentes ministérios republicanos.

4. Documentos

(1)
«Senhora»
“Junta vos envio a cópia da acta da sessão de inauguração da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em Lagos, e da nomeação local que julguei poder organizar já. 
Por ela vereis que foi dada pela maioria das sócias cumprimento ao exposto na vossa circular de 31 de janeiro último.
Comuniquei já às sócias que não puderam comparecer na reunião para que foram convocadas, as resoluções que se tomaram, sendo-me dada a sua inteira aprovação.
Não nos sendo possível ir a Lisboa, enviamos assim a nossa opinião colectivamente sobre os estatutos, e, saudando daqui cordialmente todas as nossas consócias, fazemos sinceros votos pela prosperidade da Liga.
Saúde e fraternidade.

Lagos 24 de fevereiro de 1909

A Presidente

Adelina da Glória Paletti Berger

Cópia da Acta da sessão da inauguração da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em Lagos, e da nomeação da comissão da Liga na mesma cidade, em a noite de 19 de fevereiro de 1909.
Estando presentes as sócias Maria do Carmo Raimundo, Francisca Nunes, Emília do Carmo Raimundo, Maria da Glória Pereira Neto, Dionísia Rosa Paletti, Maria Teresa Canelas Marreiros, Francisca da Conceição Taklin, Maria das Dores Costa, Maria dos Reis Pacheco, Ana da Conceição Ladeira e Adelina da Glória Paletti Berger, em casa de quem, a seu convite, se reuniram comigo Julieta Augusta Paletti, foi declarado pela sócia Adelina da Glória Paletti Berger, que tinha pedido a todas as sócias para se reunirem afim de se apreciarem os estatutos da Liga e da execução à circular datada de 31 de Janeiro de 1909, assinada pela sócia organizadora Ana de Castro Osório. Visto estar presente a maioria das sócias, deu a convocante começo aos trabalhos, lendo os estatutos que foram aprovados com a modificação seguinte ao artigo 12º
Quando na mesma família houver mais de uma sócia, será permitido que seja a quota paga como se fosse só uma, quando se souber que dificilmente poderão pagar mais de uma quota. - Esta alteração tem por fim não afastar da Liga elementos que lhe possam prestar valioso auxílio de propaganda e de acção, tanto mais que os elementos avançados na província são infelizmente os menos favorecidos da fortuna.
Pondo já em execução o § 1º do artigo 9º dos estatutos, propôs para Presidente a sócia Maria do Carmo Raimundo, para Secretária Júlia Augusta Paletti, para Tesoureira Ana da Conceição Ladeira e para Vogais Maria da Glória Pereira Neto e Emília do Carmo Raimundo, pedindo a convocante que aprovassem ou rejeitassem esta sua proposta as sócias que assim entendessem. A sócia Maria do Carmo Raimundo pediu que a escusassem do cargo para que tinha sido proposta, propondo para esse lugar a sócia Adelina da Glória Paletti Berger, sendo depois esta proposta aprovada. Não sendo possível aceder ao amável convite da circular referida, propôs a Presidente para que se mandasse cópia desta acta à signatária da mesma circular, respondendo assim todas as sócias de Lagos à circular que receberam. Foi apresentada como sócia, que vem hoje pessoalmente fazer a sua adesão à Liga, Francisca Fernandes Neira. Depois de ter agradecido a honra que lhe fizeram da sua nomeação e da comparência das sócias presentes, faz votos pelo desenvolvimento da Liga e pede a todas que façam por esta tudo quanto lhes seja possível afim de que se possa, num futuro próximo, avaliar o proveito que dela pode tirar a mulher portuguesa e a Pátria que muito adora, pedindo que esta acta seja aprovada depois de lida e assinada por todas as presentes.
E não havendo mais nada a tratar, foi levantada a sessão, eram dez e meia horas da noite, lavrando eu secretária a presente acta que foi lida e aprovada e que eu subscrevo,
(aa) Adelina da Glória Paletti Berger, Maria do Carmo Raimundo, Francisca Nunes, Emília do Carmo Raimundo, Maria da Glória Pereira Neto, Dionísia Rosa Paletti, Maria Teresa Canelas Marreiros, Francisca da Conceição Taklim, Maria das Dores Costa, Maria dos Reis Pacheco, Ana da Conceição Ladeira, Francisca Fernandes Neira, Julieta Augusta Paletti.”

“Expediente da Liga”, A Mulher e a Criança, nº 1,
p. 5, col. 2 e p. 6, col. 1.

(2) “A Direcção da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, recebeu um ofício da comissão de Lagos, que adiante publicamos. As nossas ilustres consócias escutaram o nosso apelo em favor dos desgraçados atingidos pela catástrofe do Ribatejo e correram pressurosas a prestarem-nos o seu auxílio. Bem hajam as nossas irmãs, que tão bem compreendem os deveres cívicos e altruístas da Liga Republicana das Mulheres portuguesas.

Ilustre Presidente da Liga Republica das Mulheres Portuguesas
Lisboa,

Senhora:

Não é somente no cumprimento dos seus estatutos que as senhoras de Lagos, que fazem parte da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, vêm trazer o seu modesto mas espontâneo óbolo às suas consócias do Ribatejo, a quem ultimamente tão grande desgraça feriu.
Não podíamos nós deixar de sentir dolorosamente, como mulheres, a dor que enluta tantos corações portugueses, tanto mais que os laços da nossa associação, que já tem a grande vantagem de fazer nascer entre nós o afecto que resulta da comunhão sincera das mesmas ideias e da defesa ardente da nossa justa causa, mais ainda a ela nos prendem.
Quiséramos, senhora, poder mandar-vos mais avultada quantia; mas os nossos modestos recursos não nos permitem fazê-lo, tanto mais que aqui estão abertas outras subscrições para que também concorremos, senão nós, os nossos pais ou os nossos maridos.
Aceitai, pois, o nosso concurso, na certeza de que todas fazemos votos para que se dê remédio ao que for remediável e para que se não repita tão assustadora desgraça.

Saúde e Fraternidade

Lagos, 7 de Maio de 1909.

A Presidente da Comissão
Adelina da Glória Paletti Berger"

“Expediente da Liga”, A Mulher e a Criança, n.º 2,
Maio de 1909, p. 13, col. 2.

(3) O jornal O Mundo, de 3/5/1910, publica a saudação enviada a Afonso Costa pelo núcleo de Lagos da LRMP.

"Saudações ao sr. dr. Afonso Costa
Liga das Mulheres Republicanas de Lagos
O núcleo da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em Lagos, enviou ao sr. dr. Afonso Costa a seguinte mensagem:
Il.mo e ex.mo sr. – As sócias da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em Lagos, vibrantes de entusiasmo e admiração por v. ex.ª e pelo acto de patriotismo por vós praticado na defesa da nossa Pátria, vêm, cheias de alegria e de esperança, apresentar-vos as suas sinceras felicitações e dizer-vos que, na sua santa missão de mães e educadoras dos futuros defensores de Portugal, saberão pôr em relevo o vosso nobre feito e dizer-lhes que o tomem e sigam como exemplo de verdadeiro amor da Pátria. – A presidente da comissão, Adelina da Glória Paletti Berger."

(4) O núcleo de Lagos da LRMP saúda a adesão de Miguel Bombarda ao Partido Republicano.

«Dr. Miguel Bombarda
Liga Republicana das Mulheres Portuguesas em Lagos – Il.mo e ex.mo sr. – As sócias da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em Lagos, vendo na adesão de v. ex.ª ao nosso Partido um acto que demonstra quanto v. ex.ª se dedica ao bem da Pátria, vem cumprimentar v. ex.ª a quem muito já deve a mulher portuguesa pelos incansáveis esforços por v. ex.ª feitos para a libertar da nefasta e pertinaz seita dos padres. Convencidas do muito que o país tem a ganhar com a entrada de v. ex.ª no Partido Republicano, com ele se congratulam por tão valiosa adesão. – Saúde e República. – Il.mo e ex.mo sr. dr. Miguel Bombarda. – Lagos, 9 de julho de 1910. – A presidente da comissão, Adelina da Glória Paletti Berger."
 
O Mundo, 12/7/1910, p. 4, col. 1»

[João Esteves] 

Sem comentários:

Enviar um comentário