* LIBERTAÇÃO DOS PRESOS POLÍTICOS DE PENICHE *
ATA DA LIBERTAÇÃO || 27/04/1974
Ata da libertação dos presos políticos da Cadeia do Forte de Peniche, estando presentes, entre outros, os advogados Acácio Gouveia, Artur Pinto da Cunha Leal e Nuno Rodrigues dos Santos.
Assinam a ata, Capitão Tenente Carlos Alberto Marques Machado Santos, Major José Maria Moreira de Azevedo e o diretor da prisão António Luís Leal de Oliveira.
O livro "25 de Abril", concluído em 5 de Maio de 1974 e coordenado pelos jornalistas Afonso Praça, Albertino Antunes, António Amorim, Cesário Borga e Fernando Cascais, refere o seguinte:
"Entretanto, em Peniche, viviam-se também momentos de alegria ante a libertação dos presos detidos no forte. Três deles, Francisco Martins Rodrigues, Rui D'Espinay e Filipe Aleixo, só ficaram definitivamente em liberdade ao começo da noite do dia 27 (até aquele momento estiveram com residência fixa em casa dos seus advogados). Os restantes saíram em liberdade às primeiras horas da madrugada de 27, sendo também aqui decisiva a definição (atrás exposta) de crime político." (Casaviva editora, Maio de 1974, pp. 69/70)
Ou seja, todos os presos políticos terão sido libertados de Peniche durante a madrugada do dia 27 de Abril de 1974.
[João Esteves]
Sem comentários:
Enviar um comentário