[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

domingo, 18 de dezembro de 2016

[1565.] JORGE MARÇAL DA SILVA [I]

* MAIS CEM FOTOGRAFIAS DE PORTUGAL HÁ CEM ANOS *

|| FOTOGRAFIAS DE JORGE MARÇAL DA SILVA || PROJECTO DE MANUEL MENDES SILVA ||

[Edição Ordem dos Médicos, 2016]

Há felizes acasos que nos fazem tomar contacto com livros pouco divulgados e inexistentes nas livrarias.

Foi o que sucedeu há dias, aquando da apresentação na Ordem dos Médicos do livro de José Ruy dedicado a Carolina Beatriz Ângelo, com o Dr. Manuel Mendes Silva a presentear o auditório com a preciosa informação de que o seu avô, o médico Jorge Marçal da Silva (30/06/1878 - 15/05/1929), fora colega e amigo de Carolina Beatriz Ângelo, nascida em 16 de Abril de 1878, na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e que fotografias desse Curso se encontram publicadas na obra acima mencionada. 

Para além de nos depararmos com a estudante Carolina com cerca de 20 anos, rodeada de todos os seus colegas devidamente identificados, numa iconografia até agora desconhecida, esta obra desvenda ainda o percurso do Médico cirurgião, Fotógrafo, Benemérito, Melómano, Humanista, Homem de e da Cultura Jorge Marçal da Silva e expõe 100 surpreendentes fotografias da sua autoria de um Portugal "desconhecido" de há cem anos.

Este livro dá continuidade a um primeiro intitulado Cem fotografias de Portugal há cem anos, ambos publicados pela Ordem dos Médicas na Colecção História da Medicina e cujos direitos revertem a favor da Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Vale o empenho adquiri-los na Ordem dos Médicos!




Sem comentários: