[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

segunda-feira, 6 de abril de 2020

[2345.] ALBINO SALGADO [I] || MILITANTE DAS JUVENTUDES COMUNISTAS (1932)

* ALBINO SALGADO *
[1913 - ?]

[Albino Salgado || -ca-PT-TT-PVDE-Polícias-Anteriores-4-NT-8904 || "Imagem cedida pelo ANTT"]

Filho de Maria das Dores Branco Salgado e de Jaime António Baião Salgado, Albino Salgado terá nascido em 1913, em Sines. 

Empregado do comércio a viver em Lisboa, na Travessa do Giestal, foi preso em 18 de Outubro de 1932, por «fazer  parte das Juventudes Comunistas Portuguesas», a  que aderiu por intermédio de Virgínio de Jesus Luís

Ingressou na Célula N.º 11 e participou nos acontecimentos ocorridos em Santo Amaro em 29 de Fevereiro de 1932. 

Segundo o seu Cadastro Político, Albino Salgado organizou, depois, uma nova célula, a N.º 42, composta por José Luís, José Maria dos Santos e Leopoldo Gonçalves Henriques, ficando ele como Secretário e assegurando as ligações ao Comité de Zona N.º 4. Também passou a integrar este, juntamente com Júlio dos Santos Pinto e Virgílio de Jesus Luís

Na sequência de uma conferência regional das Juventudes Comunistas, ascendeu ao Comité Regional de Lisboa, formado por Elísio Monteiro (pseudónimo Azevedo), João "Cara Linda", Virgínio de Jesus Luís e dois outros de que só se conhecem os pseudónimos "Freire" e "Borodine", ficando responsável Albino Salgado pela organização dos Pioneiros. Entretanto, o Comité de Zona N.º 4 passou a ser constituído por Francisco Sampaio, Júlio dos Santos Pinto, Lúcio Augusto PereiraVirgínio de Jesus Luís, para além de Albino Salgado que continuava como responsável pela Célula 44. 

[Albino Salgado || -ca-PT-TT-PVDE-Polícias-Anteriores-4-NT-8904 || "Imagem cedida pelo ANTT"]

No âmbito das suas responsabilidades, envolveu-se nos preparativos da 18.ª Jornada das Juventudes Comunistas, de forma a celebrar-se o Dia da Juventude em 4 de Setembro de 1932: distribuiu entre os camaradas exemplares de "O Jovem" e cartazes de propaganda e preparou, com Virgínio de Jesus Luís, a tinta vermelha destinada à pintura de inscrições nas paredes e desenho de foices e martelos. Jorge Monteiro ajudou na distribuição de pequenas latas com tinta. 

No dia 4 de Setembro realizou-se, em Alcântara, a manifestação e o comício-relâmpago com a participação de Francisco de Paula Oliveira enquanto orador e estando presentes, entre outros, Domingos dos Santos - "O Calabrez", Manuel dos Santos e Pedro Batista da Rocha, tendo-se gritado vivas ao Comunismo, às Juventudes Comunistas e à URSS e abaixo a Ditadura e o Capitalismo. Na sequência dos confrontos havidos, Albino Salgado assistiu ao baleamento de José Ruas Ferreira, que era portador de uma bandeira comunista e viria a falecer no hospital.

Quando da sua detenção [Processo 568], Albino Salgado estava na posse de 200 exemplares de "Frente Vermelha", o novo órgão das Juventudes e do Partido, estando encarregado de o distribuir no Barreiro e enviá-lo para Espanha. Foi, então, considerado «um elemento perigosíssimo, em virtude da grande actividade desenvolvida não só na reorganização das Juventudes, como também na preparação da agitação de 4 de Setembro último, o que prova que apesar de apenas contar 19 anos de idade, é já um elemento de autêntico valor dentro da organização extremista».

Julgado pelo Tribunal Militar Especial em 16 de Dezembro de 1933, foi libertado em 19 de Dezembro por ter sido amnistiado [Processo 11/933, do TME]. 

Novamente preso em 18 de Dezembro de 1934, acusado de fazer parte das Juventudes Comunistas Portuguesas [Processo 1303], foi libertado em 24 de Dezembro, por falta de provas.

Fontes:

ANTT, Livro de Cadastrados 4 [Albino Salgado / ca-PT-TT-PVDE-Policias-Anteriores-4-NT-8904].

ANTT, Cadastro Político 5247 [Albino Salgado / PT-TT-PIDE-E-001-CX05_m0519, m0519a, m0519b, m0519c].

[João Esteves]

Sem comentários: