[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[0370.] MARIA VELEDA [XX] || MEMÓRIAS [IV]

* MARIA VELEDA *

MEMÓRIAS || 06/04/2011 || LEIRIA

Numa sessão emotiva e gratificante, numerosa assistência, sentada e em pé, encheu a belíssima Fundação da Caixa de Crédito de Leiria para assistir ao lançamento das Memórias de Maria Veleda, transcritas por Maria José Guerreiro da Franca e Silva Miranda, sua bisneta, e anotadas e estudadas por Natividade Monteiro.

Ao abrir, um Fado (... saudade e esperança nascem no mesmo dia ...), com letra de Maria Veleda e música de Eulália Amado, ambas militantes da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, interpretado de forma arrepiante.

Republicana, feminista, democrata, cidadã empenhada, Maria Veleda, nascida em 1871 e falecida a 8 de Abril de 1954, procurou sempre servir a República, antes, durante e depois da Revolução de 5 de Outubro de 1910. Não se serviu da República!

"Mulher de princípios, fiel à divisa “Eu morro onde me prendo”, Maria Veleda pôde sempre afirmar que “a República não me concedeu favores nem a mim nem aos meus – e disso me orgulho”. Por isso, estas Memórias, pela primeira vez editadas e contextualizadas, não podiam surgir em melhor altura, associando-se assim o percurso de uma protagonista, testemunha privilegiada da época, à celebração do I Centenário da República."

[João Esteves]

Sem comentários: