[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

[0854.] MARIA REGINA TAVARES DA SILVA // PRÉMIO DIREITOS HUMANOS


* JUSTÍSSIMO RECONHECIMENTO A MARIA REGINA TAVARES DA SILVA *



"A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República, no âmbito do «Prémio Direitos Humanos 2014», atribuiu a Regina Tavares da Silva uma das duas medalhas de ouro comemorativas do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Regina Tavares da Silva foi presidente da Comissão da Condição Feminina (CCF) de 1986 a 1991, e da Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (CIDM) de 1991 a 1992. Por convite de Maria de Lourdes Pintasilgo, em 1974, integrou a primeira Comissão que em Portugal se ocupou das questões relativas à situação das mulheres e à não discriminação com base no sexo e, desde então até 2004, não mais deixaria de exercer funções nesta instituição. Segundo palavras da própria, [trata-se] de uma área de trabalho que em termos substantivos significava [e significa] uma nova visão de sociedade e das relações entre mulheres e homens, decisiva para o bem-estar, o desenvolvimento humano e o progresso da Humanidade.

Visionária e percursora, desenvolveu trabalho de especial complexidade em Portugal, na Organização das Nações Unidas e no contexto europeu. É-lhe reconhecido um percurso profissional, e pessoal, singular, tanto nacional como internacionalmente, em prol dos direitos humanos das mulheres, criando com isso mais sinergias para as questões das portuguesas, uma herança que ainda hoje se faz sentir na CIG.

Esta homenagem deve-se à presença incontornável de Regina Tavares da Silva na intervenção pelos direitos das mulheres e da igualdade de género enquanto direitos fundamentais e exigência da democracia, com vista a um desenvolvimento global mais equilibrado e justo.

A cerimónia terá lugar no dia 10 de dezembro (por convite) na Assembleia da República."

* * *
Autora de vasta bibliografia, Regina Tavares da Silva colaborou no Dicionário Feminino (séculos XIX-XX), editado pelos Livros Horizonte em 2005, e Feminae - Dicionário Contemporâneo, editado pela CIG em 2013.

Sem comentários: