[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 10 de abril de 2015

[0952.] POLÍTICAS MUNICIPAIS DE IGUALDADE DE GÉNERO // COLÓQUIO INTERNACIONAL

* COLÓQUIO INTERNACIONAL // APEM - CES *

** 11-12 DE MAIO DE 2015 // COIMBRA **


Colóquio organizado pela APEM sobre “POLÍTICAS MUNICIPAIS E IGUALDADE DE GÉNERO”.

O principal objetivo do colóquio é encetar uma reflexão científica participada acerca das conceções, processos e resultados da transversalização da igualdade de género nas políticas locais, desenvolvidas pelos municípios portugueses. 

A territorialização das políticas de igualdade sexual será debatida a partir de experiências concretas partilhadas por investigadoras, consultoras e pessoal técnico e dirigente que nas autarquias têm produzido diagnósticos e planos de ação de combate às desigualdades e à violência doméstica e de promoção da igualdade de mulheres e homens.

Em foco estarão quer as estratégias de mudança organizacional quer as de intervenção municipal nas várias políticas sectoriais.

Pretende-se também que esta reflexão decorra numa perspetiva comparada, pelo que foram convidadas várias especialistas que partilharão  a sua experiência sobretudo em Espanha, país em que as políticas locais de igualdade de género se iniciaram de forma mais generalizada e sistemática bastante mais cedo do que em Portugal.

O programa do Colóquio está quase fechado, faltando incluir os municípios na sessão de apresentação das suas experiências, dificuldades, desafios e boas práticas na promoção da igualdade de género. 

A apresentação por parte de municípios expressamente convidados para o efeito será realizada através de uma sessão de posters (a ter lugar na tarde do primeiro dia do Colóquio, dia 11 de maio, às 16:30), que culminará numa mesa redonda com representantes de cada município.

Sem comentários: