[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 3 de março de 2016

[1385.] HERCULANA DE CARVALHO [III]

* HERCULANA DE CARVALHO POR VIRGÍNIA MOURA E ANTÓNIO LOBÃO VITAL *

[Tem cuidado, meu amor. Cartas de prisão de Virgínia Moura e António Lobão Vital || Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto || 2015]

Para além de vivências pessoais do quotidiano prisional de cada um, das cartas trocadas entre Virgínia Moura e António Lobão Vital sobressai o retrato muito impressivo de Herculana de Carvalho e do seu marido, Luís Alves de Carvalho [1899-1978].

Herculana de Carvalho faleceu em Maio de 1952, quando o casal estava preso, e a sua perda foi muito sentida, sendo constantes as referências a si feitas a partir de finais desse mês.

Solidária, generosa, amiga, de uma amizade presente, Herculana de Carvalho tudo fez para minorar as condições prisionais do filho Guilherme da Costa Carvalho [1921-1973], acompanhando-o de prisão em prisão e deslocando-se, por duas vezes, ao Tarrafal, e dos outros militantes detidos por motivos políticos.

Desse carácter ímpar dá Virgínia Moura conta nas cartas de prisão, cabendo a António Lobão Vital , então também detido, projetar o jazigo de Herculana de Carvlho a pedido de Luís Alves de Carvalho. 

[João Esteves]

Sem comentários: