[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 15 de abril de 2016

[1435.] PACIFISMO E EDUCAÇÃO - SPECIES [I]

* PACIFISMO E EDUCAÇÃO (SÉCULOS XIX E XX *


|| FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DO PORTO || 21-23 DE ABRIL DE 2016 ||

 

"Realiza-se no dias 21 a 23 de abril de 2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto o Encontro Internacional da Society of Politics, Education and Comparative Inquiry in European States - SPECIES, com o tema  “Pacifismo e Educação”.

Centrado na temática do pacifismo enquanto fundamento e sentido da educação e desafio ao trabalho do educador, o Encontro coloca o assento no contributo dos movimentos sociais para a problemática da paz e da educação, sem esquecer uma reflexão sobre a teoria e a prática pedagógica, sobre o papel da cultura e da religião, nas orientações e nas práticas educativas, formais e informais. Não se pretende ficar fechado nos limites do estritamente escolar mas verificar como o pensamento, as tradições e convicções delimitam formas de abordar e praticar a educação para a Paz no contexto europeu. No momento em que se cumpre um século sobre a entrada de Portugal na I Guerra Mundial, fazer incidir a análise sobre a Educação e o Pacifismo constitui uma abordagem diferente aos desafios da violência e da guerra. Os recentes atentados e o clima de incerteza que paira sobre o mundo, vem suscitando, cada vez mais, a necessidade de uma reflexão sobre o significado do pacifismo na educação e a responsabilidade, pessoal e coletiva, dos docentes na construção de um espírito e de práticas de convivência integrada e pacíficas. 

O Encontro Pacifismo e Educação está inserido no Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP e destina-se particularmente a investigadores/as no campo da História da Educação e das Ciências da Educação e está aberto a toda a comunidade académica, a estudantes e professores de qualquer nível de ensino e ao público em geral, interessados no tema da educação para a Paz e na compreensão da educação europeia, que ultrapasse a mera comparação estatística do presente. Estarão presentes historiadores da Rede SPECIES de Itália e Bolzano, da Suíça, Letónia, Alemanha, França e Portugal."


Sem comentários: