[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 19 de julho de 2018

[1844.] CARLOS LUÍS CORREIA MATOSO [III] || O EXÍLIO NO BRASIL

* CARLOS LUÍS CORREIA MATOSO || O EXÍLIO NO BRASIL [PARTE II] *

[Carlos Luís Correia Matoso e Raimunda Mirtes || Maio de 1949 || Fotografia da Família, cedida por Rodney de Castro Rodrigues]

"A PARTIDA"

"Esse é um capítulo a parte. Na época sua filha estava com 7 anos, e no dia 3 de março de 1959, Carlos Luis saiu de casa como um dia comum de trabalho, só que o destino seria outro. Hotel Quitandinha, Petrópolis. Alguns detalhes não são bem claros, como por exemplo, se ele deu entrada como hospede ou simplesmente se dirigiu a alguma galeria e praticou seu desfecho. Na época, no seu auge, o Quitandinha chegou a empregar 1.500 pessoas. Foi neste cenário que durante um curto período de esplendor, o hotel teve grandes personalidades brasileiras e internacionais desfilando por suas dependências... Políticos como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart... Entre os Artistas contratados para os shows em sua Boate, estiveram ali: Carmen Miranda, Grande Otelo, Oscarito, Emilinha Borba, Marlene, a vedete Virgínia Lane e outros ídolos do rádio como Orlando Silva, Carlos Galhardo, Cauby Peixoto, Mário Reis e Nelson Gonçalves. O elenco da Atlântida, produtora que realizou ali várias filmagens, também costumava aparecer: Oscarito, Cyl Farney, Anselmo Duarte, Dick Farney, Eliana Macedo, Adelaide Chiozzo, José Lewgoy, Ankito e Zezé Macedo estavam entre eles."

[Hotel Quitandinha, local onde Carlos Matoso teve seus últimos momentos em vida]

"A VIDA CONTINUA"

"Raimunda Mirtes e sua filha ainda moraram no Rio de Janeiro até o meio do ano, quando então regressaram para Fortaleza para Maria Tereza terminar seus estudos perto da família de sua mãe. Carlos Luís foi sepultado em Petrópolis mesmo.

Para Maria Tereza, sobrou um rascunho de umas vidas que poderiam ter sido preenchidas páginas com muitos momentos inesquecíveis ao lado de seu pai. Pouco ela sabia sobre sua vida passada. Aos 18 anos ela tomou conhecimento de que ele havia tirado a própria vida, onde até aquele momento, achava que seu pai havia tido um ataque fulminante e não teria resistido. Uma carta foi deixada por ele e nela continha seu desejo de nunca revelar para a filha seu real desfecho. Mas Maria Teresa aos poucos foi percebendo que ali havia muito mais do que um ataque cardíaco."

[Maria Tereza ao lado de sua mãe Raimunda Mirtes em visita ao túmulo de seu pai, em Petrópolis || Fotografia da Família, cedida por Rodney de Castro Rodrigues]

"RELATOS DE UMA VIDA"

[Carlos Matoso, Agosto de 1932 || Fotografia da Família, cedida por Rodney de Castro Rodrigues] 

"Alguns relatos de sua vida passada foram contados por sua mãe, repetindo as palavras de Carlos Luís, como por exemplo, a existência de uma irmã chamada Helena. A única notícia que se tinha dela era que a mesma vivia na Rússia, mas nada além disso. Maria Tereza não sabia nem o nome da mãe de Helena, até o dia que mantive contato com você. Carolina Loff só foi mencionada poucas vezes para Raimunda Mirtes, mas sem nunca ser pronunciado seu nome. [...] Sabe-se que Carlos Luís tinha conhecimento da filha, a qual a procurou por incansáveis 15 anos pós sua saída da cadeia, mas só o que lhe era revelado seria que a mesma havia morrido. Mesmo assim continuou a procura-la com a ajuda do seu irmão, o qual aproveitando sua influência da época, por seu prestígio de ser casado com uma Pinto Souto Maior e abertura na marinha Portuguesa. Mesmo com todos esses benefícios, não foi conseguido pista alguma da filha. Hoje, sabendo um pouco mais sobre Carolina Loff, podemos deduzir as dificuldades de uma época de guerra e as constantes mudanças de locais de Carolina e as tentativas de proteger inclusive a filha dos perigos em que se mantinha com suas ações, era praticamente impossível saber qualquer coisa sobre ambas, inclusive pelas constantes mudanças de nomes da própria Carolina. Tudo que Carlos queria era a filha, a qual inclusive foi registrada como Matoso.

"LEMBRANÇAS"

"Após esse tempo, já no Brasil e o nascimento de Maria Tereza, Carlos Luís recebeu uma carta com a foto da filha Helena e um pedido para que ele ficasse com a garota, que na época tinha 15 anos. Carlos Luís surpreso e com muita mágoa, pois para ele lhe foi escondida todos esses anos, não deu importância à carta e que ali seguiria sua vida.

[Modelo Mercury semelhante ao que tinha Carlos Luís na época]

"Helena veio a aparecer após a morte do pai, através de procuração, reivindicando sua parte em herança. Por conta disso e da burocracia da época, o inventário de Carlos Luís Matoso só veio a sair 9 anos depois. Pouca coisa ele tinha em vida. Um carro importado "Mercury"e algumas ações. O imóvel em Ipanema na época era alugado. Nada mais além disso. As duas irmãs nunca se viram. Ela acha que a diferença de idade entre as duas é de 15 anos, mas não com toda certeza. Mas um fato curioso: ambas já estiveram na rua da Vila do Bispo, a qual foi nomeada de Rua Carlos Luís Correia Matoso. Mesmo lugar em momentos diferentes."

[Rua Carlos Luís Correia Matoso - Vila do Bispo]

"Bom, o certo é que Carlos Luís tinha muito para lamentar. Ele sempre demonstrou uma mágoa tremenda com seus pais nativos. Lutava por um Portugal mais justo e igualitário, mas trouxe muitas cicatrizes no corpo e na alma. Mas agora, depois dos relatos que me enviaste, sentimos um pouco de sua dor. O fato que mostrou quando no regresso de Carlos Luís a Portugal, ele foi preso pela policia federal assim que desembarcou, sua filha Maria Teresa estava com ele. No momento com 5 anos e iria completar 6 anos, e que, por incrível que pareça, ela se lembra com detalhes do momento. Aquela cena marcou para sempre. Foi também na frente de sua mãe Lia (Elisa). Essa responsável pelas inúmeras transferências de cadeia que Carlos Luís teve em sua vida carcerária. Como ele era preso incomunicável, a mãe não parava de procurá-lo e todas as vezes que o achava o transferiam, até à ida para o Tarrafal. Não tem como a pessoa sair a mesma depois de passar por tudo isso. Isso é certo."

[Foto com a família de seu irmão José Francisco em visita a Portugal com esposa e filha || Fotografia da Família, cedida por Rodney de Castro Rodrigues] 

[Momento em que foi festejada sua chegada a Portugal ao lado de sua mãe e esposa, horas após ser solto de uma prisão logo que desembarcou || Fotografia da Família, cedida por Rodney de Castro Rodrigues]

"HERANÇA"

[Roberto Haroldo Sampaio e Maria Teresa || Fotografia da Família, cedida por Rodney de Castro Rodrigues]

"Maria Tereza se casou com Roberto Haroldo Sampaio, médico anestesista, homem muito bom e íntegro, o qual tenho certeza que Carlos Luís teria orgulho em conhecer. Tiveram três filhos: Juliano, Carlos Eugênio e Rafaela Matoso. Hoje todos casados e com filhos. Juliano é o que mais se parece fisicamente com Carlos Luís. Bisnetos de Carlos Luís são 5: luri (18 anos) e Ian (14 anos), filhos de Carlos Eugênio; Maria Júlia (6 anos), filha de Juliano; Benjamin (6 anos) e Maria Tereza ( 1 ano e 7 meses), filhos de Rafaela Matoso, essa minha esposa. Eu me chamo Rodney de Castro e estou na família há 18 anos (9 de casado) e sempre me interessei pela história de Carlos Luís. Em Portugal, mesmo na família de José Francisco, irmão de Carlos, a qual temos contato, não se fala muito sobre a história."

[Eu, minha esposa Rafaela e nossos filhos Benjamin e Maria Teresa || Fotografia de Rodney de Castro Rodrigues]

"Me restou procurar em fontes e saber um pouco mais através da internet. Não posso dizer que sua vida no Brasil foi feita com grandes êxitos. Acredito que ele deveria ter se dado uma chance a mais, mas não sabemos o quanto eram fundas suas feridas. O certo é que ele deixou uma filha maravilhosa e que construiu uma família incrível e que tenho orgulho de fazer parte. Tenho certeza que Carlos Luís estaria feliz em ver o caminho que cada um deles trilhou, carregando no sangue a integridade, inteligência e honra no qual sabemos que ele foi."

Rodney de Castro Rodrigues, 14 de julho de 2018

"MEMÓRIAS"

 [Carlos Luís Matoso]

[Sr. José Matoso, pai de Carlos Luís]

 [Carlos Luís, Raimunda Mirtes e M. Tereza]

 [Carlos Luís, Raimunda Mirtes e M. Tereza]

[Batisado de Maria Tereza]

[Carlos Luís com M. Tereza no colo]

[Sr. José Matoso]

 [Sra. Elisa Correia]

[Sr. José Matoso e Sra. Elisa Correia]

[Fotografias da Família, cedidas por Rodney de Castro Rodrigues e enviadas em 14 de Julho de 2018]

NOTA: O meu reiterado obrigado a Maria Tereza Matoso Sampaio, a Rafaela Matoso e a Rodney de Castro Rodrigues por este comovente Tributo à Memória de Carlos Luís Correia Matoso.

[João Esteves]

Sem comentários: