[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

[0321.] ELZIRA DANTAS MACHADO [III] + Rita Dantas Machado

Museu Bernardino Machado / Vila Nova de Famalicão
 Fina d'Armada -
Homenagem a Elzira Dantas Machado e a Rita Dantas Machado

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Museu Bernardino Machado e a CIVITAS BRAGA - Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos organizam, no próximo dia 28 de Fevereiro de 2011, pelas 16:30 horas, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, uma homenagem a Elzira Dantas Machado e a Rita Dantas Machado.

Programa
- Apresentação do livro As mulheres na Implantação da República, da autoria de Fina D’Armada, pela Mestre Adília Fernandes - Conferência As Mulheres na República, pela historiadora Fina D'Armada, autora do livro "As Mulheres na Implantação da República" - Depoimento do neto e filho das homenageadas - Dr. Manuel Sá Marques - Homenagem a Elzira Dantas Machado (mulher de Bernardino Machado) e a sua filha Rita Dantas Machado, destacadas activistas da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e dos Direitos das Mulheres - Momento musical, pelos alunos da fundação Castro Alves/CCM/ARTAVE.

Câmara Municipal V.N. de Famalicão
Museu Bernardino Machado
Civitas Braga Associação da Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos
-----------------------------------------------------------------------------
As Mulheres na Implantação da República

Homenagem às mulheres republicanas, Elzira Dantas Machado e sua filha Rita Dantas Machado, ligadas ao Município de V. N. de Famalicão, por laços familiares e pelo coração. A homenagem, ocorrerá na sessão de apresentação do livro de Fina D’Armada, “As Mulheres na Implantação da República,” no próximo dia 28 de Fevereiro, às 16h30, no Museu Bernardino Machado.
Rita Dantas Machado
Todas as razões justificam que prestemos a nossa gratidão e admiração por estas duas mulheres, que se distinguiram durante a I Republica, na promoção dos Direitos Cívicos e Políticos das mulheres Portuguesas.

Elzira Dantas Machado, mulher de Bernardino Machado, teve um papel activo e preponderante na criação da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, bem como na Associação de Propaganda Feminista, na Caixa de Auxílio aos Estudantes Pobres do Sexo Feminino e na Cruzada das Mulheres Portuguesas, as quais desempenharam um papel relevante na defesa da cidadania e do feminismo. Elzira Dantas Machado acompanhou sempre o marido no seu percurso profissional e político. Com ele passou horas felizes em Rorigo Calendário, em Vila Nova de Famalicão acompanhados dos seus filhos. Viveu treze anos amargurados no exílio, escrevendo, em La Guardia o livro de “Contos para os Meus Netos”.

Rita Dantas Machado, filha de Elzira e Bernardino, foi entre 1909 e 1911, das principais activistas das Associações Femininas, tendo desempenhado cargos (secretária e tesoureira) na Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e na Associação de Propaganda Feminista; integrou o primeiro Núcleo de Feministas que pugnaram pelo sufrágio feminino.

São estas duas mulheres e feministas que pretendemos evocar e resgatar do esquecimento público. Os laços de sangue e afecto que as ligam ao município de V.N. de Famalicão justificam que esta homenagem ocorra em Famalicão e, em particular no Museu Bernardino Machado.

Sem comentários: