[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

[1110.] 13.º MESTRADO EM ESTUDOS SOBRE AS MULHERES [III] || U. ABERTA

* MESTRADO EM ESTUDOS SOBRE AS MULHERES *

Candidaturas ao 13.º curso || 2015-2017

Estão a decorrer, até 16 de novembro, as candidaturas ao 13.º curso do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, da Universidade Aberta.

Este mestrado, pioneiro em Portugal, comemora os seus 20 anos, tendo sido o 1.º mestrado em estudos sobre as mulheres em Portugal, criado pela Universidade Aberta em 1994. Funciona, presentemente, em regime de e-learning. Em 2015 o MEM foi acreditado incondicionalmente pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A igualdade entre mulheres e homens constitui um dos grandes desafios internacionais, presente nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) da ONU, bem como nos objetivos de desenvolvimento sustentável que se estão a discutir após os ODM 2015. Este mestrado permite aprofundar a investigação neste domínio de estudos e desenvolver competências profissionais e de decisão para a implantação de políticas para a igualdade que tenham em conta os aspectos relacionados com o conceito de género na vida social e cultural, em relação com outras desigualdades sociais.

A formação de base variada das/os mestrandas/as, provenientes de contextos geográficos e culturais diversificados, éuma oportunidade de abertura para novos contextos empíricos e teóricos e de elaboração de investigação sobre outros temas, deslocalizando os estudos sobre as mulheres de um enfoque eurocêntrico e integrando novas abordagens epistemológicas promovendo a análise fundamentada sobre a construção de saberes e de conceitos nomeadamente, sexismo, racismo, género, tendo em mente a compreensão do mundo contemporâneo, e dando atenção à diversidade de contextos geográficos, culturais, sociais, económicos e políticos das/os mestrandas/os.

A investigação original pode ser desenvolvida relativamente às regiões e países onde vivem/trabalham, dando origem a publicaçõesreconhecidas no meio académico. Tais circunstâncias têm permitido aos e às mestrandos/as o aprofundamento de saberes passíveis de aplicação à sua vida profissional ou a serem ulteriormente desenvolvidos no 3º ciclo de estudos.

O curso funciona totalmente em regime de e-learning, permitindo construir conhecimento e partilhar experiências numa comunidade de aprendizagem diversificada e operando em diferentes contextos sociais e culturais que esta modalidade de ensino oferece.

Todas as informações, bem como o formulário de candidatura, estão disponíveis aqui: http://www2.uab.pt/guiainformativo/detailcursos.php?curso=46


As coordenadoras
Teresa Joaquim e Cristina Pereira Vieira
_________________________________
UNIVERSIDADE ABERTA
www.uab.pt

Sem comentários: