[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

[1637.] ANTÓNIO CARLOS FERREIRA SOARES [I]

* O MÉDICO COMUNISTA ASSASSINADO POR UMA BRIGADA DA PVDE EM NOGUEIRA DA REGEDOURA, HÁ 75 ANOS *

[05/02/1903 - 04/07/1942]

Quando o médico António Carlos de Carvalho Ferreira Soares, filho de Inês de Carvalho e de António Ferreira Soares, foi deliberadamente assassinado à queima-roupa por uma brigada da PVDE no seu consultório, em Nogueira da Regedoura, em 4 de Julho de 1942, com 39 anos de idade, há muito que era procurado e andava fugido.

Desde, pelo menos, 2 de Fevereiro de 1937 que a PVDE andava no seu encalço por ser um dos responsáveis da organização, no Norte, do Socorro Vermelho Internacional, sendo que, segundo anotação policial, "na sua missão de médico, aproveitava as visitas  que fazia a casa dos trabalhadores para lhes incutir no ânimo as ideias comunistas, sendo vulgar aparecer vestido de fato de macaco" [ANTT, PIDE, Serviços Centrais, Cadastros / Cadastro Político Nº 8525 - "António Carlos Soares ou Carlos Soares"].

Nesse mesmo ano, em 25 de Agosto, foi julgado à revelia pelo Tribunal Militar Especial do Porto, tendo sido condenado ao pagamento de seiscentos escudos de multa e perda dos direitos políticos por cinco anos.

Em 28 de Dezembro de 1937, já claramente identificado como Secretário do Comité Regional do Douro, do Partido Comunista, continuava sem ser apanhado e foi novamente julgado à revelia em 9 de Agosto de 1938, de onde resultou a condenação a 4 anos de prisão correccional e perda dos direitos políticos por cinco anos.

António Ferreira Soares era um nome muito prestigiado e relevante na organização do Partido Comunista, tendo conseguido iludir a polícia política por mais de quatro anos e meio.

O seu assassinato não pode ser encarado um acaso do momento, bem evidente nos elementos escolhidos para o executarem.

Nota: dados recolhidos no âmbito de outras investigações e que merecem ser partilhados.

[João Esteves] 

1 comentário:

Nunes disse...

Assassinado por uma brigada da PVDE, chefiada pelo agente Roquete, ex-guarda-redes de futebol da Casa Pia. Há um espaço dedicado a este episódio na parte final do documentário «A PIDE antes da PIDE». No entanto, o documentário é uma versão oficial da RTP sobre o assunto e deixa aparecer o depoimento de alguns personagens bizarros da nossa triste história, como o ex-PIDE Homero Matos. Em honra e memória de António Carlos Ferreira Soares.