[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

[2175.] ADELAIDE ESTRADA [II] || EXPOSIÇÃO "ADELAIDE ESTRADA: PARA ALÉM DA CIÊNCIA"

* ADELAIDE ESTRADA *
[1898 - 1979]


EXPOSIÇÃO  INTEGRADA NO CICLO MULTIDISCIPLINAR E CONTUDO, ELAS MOVEM-SE! MULHERES NAS ARTES E NAS CIÊNCIAS!

CASA-MUSEU ABEL SALAZAR || 21 DE SETEMBRO DE 2019 || 17 HORAS


“Adelaide Estrada: Para além da Ciência”, é a exposição que irá inaugurar no próximo sábado, dia 21, pelas 17h, na Casa-Museu Abel Salazar, e que presta homenagem à vida e obra de Adelaide Estrada (1898 – 1979).

Esta exposição é integrada no ciclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências! Este evento multidisciplinar da Reitoria da Universidade do Porto, é organizado por Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino e Marinela Freitas, em parceria com Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. A decorrer entre 10 de setembro a 29 de outubro de 2019, em vários espaços na cidade do Porto, este ciclo inclui no seu programa debates, mesas-redondas, ciclos de cinema, exposições, conferências, programas de rádio e lançamentos de livros, e pretende homenagear o contributo de várias mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e dos seus gestos de rebeldia ao desafiarem e ultrapassarem os limites socialmente e culturalmente associados ao sexo feminino, num passado bem recente.

É disto exemplo o percurso académico e intervenção cívica de Adelaide Estrada. Formada em Medicina, exerceu a docência como assistente livre de Histologia e preparadora no Laboratório Nobre, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Integrou várias instituições científicas, nomeadamente o Instituto de Alta Cultura, onde foi bolseira e estagiária, membro da Sociedade de Biologia (1928), da Association des Anatomistes (1932) e da Société Internationale d’Hematologie. Participou em encontros científicos, como o III Congresso Nacional de Medicina (Lisboa, 1928), o Congresso da Association des Anatomistes (1933) e as reuniões do Instituto de Oncologia de Lisboa (1941).

Tem vastíssima bibliografia científica sobre Histologia, Citologia e Análises Clínicas, tais como “Síndromas Meníngeas e Meningites Agudas Anormais”, “Questões de Nomenclatura Hematológica” ou “Os Índices Hematológicos Não Têm Valor Diagnóstico”, sendo alguns textos e comunicações apresentados em colaboração estreita com Abel Salazar, de quem foi aluna e colaboradora científica no Instituto de Histologia da Faculdade de Medicina e no Centro de Estudos Microscópicos da Faculdade de Farmácia.

Numa época em que muitos entraves ainda se colocavam às mulheres e eram poucas as que escreviam ou intervinham publicamente, Adelaide Estrada colaborou na revista “Pensamento”, órgão do Instituto de Cultura Socialista, que se publicou no Porto, e no “O Sol Nascente”, onde algumas mulheres escreviam sobre a condição feminina e a sua participação mais ativa na sociedade. Foi oposicionista do Estado Novo e apoiou as candidaturas dos generais Norton de Matos (1949) e Humberto Delgado (1958), nas respetivas campanhas à Presidência da República.

Adelaide Estrada, depois da sua aposentação do lugar de Preparadora do Laboratório de Análises Clínica, em 1950, montou, em 1952, um laboratório particular de análises no Porto. Faleceu a 18 de outubro de 1979.

A exposição “Adelaide Estrada: Para além da Ciência” ficará patente ao público até 2 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00; e aos sábados, das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

Casa-Museu Abel Salazar
Rua Dr. Abel Salazar, 488
4465-012 São Mamede de Infesta
Tel: 229039827

Sem comentários: