[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

[2178.] ADELAIDE ESTRADA [III] || CONFERÊNCIA DE ANTÓNIO COIMBRA

* OBRA CIENTÍFICA DE ADELAIDE ESTRADA *


CONFERÊNCIA DE ANTÓNIO COIMBRA || 24 DE SETEMBRO || 18 HORAS || CASA-COMUM - REITORIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

«A conferência Obra Científica de Adelaide Estrada por António Coimbra, professor catedrático de Histologia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que irá decorrer dia 24 de setembro, pelas 18h, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, pretende dar a conhecer a vida e obra de Adelaide Estrada, investigadora nas áreas da Histologia, Citologia e Análises Clínicas e assistente de Abel Salazar.

Esta conferência, proferida a propósito da exposição Adelaide Estrada: Para além da Ciência, patente na Casa-Museu Abel Salazar até 2 de novembro, é integrada no ciclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências!, da Reitoria da Universidade do Porto, organizado por Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino e Marinela Freitas, em parceria com Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.»

ANTÓNIO COIMBRA

«António Coimbra, licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1952, foi interno no Hospital de Santo António com Corino de Andrade, de 1954 a 1960. Convidado para lecionar nessa faculdade, em 1954, por Hernâni Monteiro, torna-se assistente de Histologia e Embriologia em 1955 (o diretor era, à altura, Manuel da Silva Pinto).

Doutorado em 1962 com a tese A célula nervosa – aspetos citoquímicos. Bolseiro da Gulbenkian, de 1963 a 1965, em Montreal, onde trabalhou com C. P. Leblond na síntese do glicogénio no fígado e músculo.

Em 1971 passou a trabalhar em tempo exclusivo como professor catedrático de Histologia, embora já fosse especialista em Neurologia pela Ordem desde 1959.

Identificou, pela primeira vez, os aferentes dolorosos à medula espinal e formou um grupo de investigação em Neurociências sobre as vias de condução da dor, com o qual, até à jubilação, em 1998, publicou numerosos trabalhos e orientou muitas teses de doutoramento.

Com Corino de Andrade, publicou no «Brain» os primeiros estudos sobre a ultra estrutura do nervo periférico na paramiloidose. Foi presidente do conselho diretivo da mesma faculdade no difícil período de normalização pós-revolucionária de 1976-1977. Depois da aposentação, realizou vários trabalhos sobre a carreira científica de Abel Salazar e a História da Medicina no Porto.»

André Azevedo
Casa-Museu Abel Salazar
Rua Dr. Abel Salazar, 488
4465-012 São Mamede de Infesta
Tel: 229039827

Sem comentários: