[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 24 de outubro de 2020

[2413.] ALBERTO FERREIRA [XII] || CENTENÁRIO (1920 - 2020) - BIBLIOTECA NACIONAL

 * CENTENÁRIO DE ALBERTO FERREIRA || (1920 - 2020) *

Biblioteca Nacional || 29 de Outubro || 18.00 Horas ||

|| Sessão: Paula Morão || António Braz Teixeira ||

[Fotografia de Alberto Ferreira, cerca 1965]

«No centenário de Alberto Ferreira (1920-2000)

Sessão | 29 out. '20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares, com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)

Alberto Ferreira, 1920-2000 – ensaísta, crítico, professor, editor, publicista, além do técnico agrário que começou por ser. A sua biografia, longa e cuidadosamente estabelecida no catálogo Alberto Ferreira, 1920-2000: escrita e intervenção (BNP, 2010) [BNP (2010) - Alberto Ferreira, 1920-2000: escrita e intervenção. Pesquisa e selecção de Maria José Marinho e Manuela Vasconcelos, Lisboa, BNP, 2010. E-book da obra disponível gratuitamente na Livraria Online da BNP], mostra a relevância das raízes familiares na sua formação e nos seus primeiros passos profissionais, que, a par da militância política desde cedo, lhe deu a experiência e a proximidade com «o país real» que «o choca profundamente» (entrada «1940», BNP, 2010, p. 12). De 1951 a 1954 faz o então chamado curso de Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, e é relevante notar que está já na casa dos trinta anos – mais tarde, portanto, do que a norma dos seus colegas. Esta mescla de matrizes que a biografia esclarece vai nortear muito do seu percurso, dialeticamente informado por aquelas bases no terreno concreto dos campos e dos vinhedos (comum a amigos e companheiros como Alves Redol), caldeando essa prática com as leituras situadas nos domínios das revistas literárias (em algumas delas trabalhou), a que se juntam as componentes da sua formação em disciplinas da História e da Filosofia. É a sobreposição destes elementos que vem a salientar-se na sua obra de crítico e de ensaísta, nos livros de ficção, na carreira de professor. A partir de 1972, ensina «Sociologia da Arte na Escola Piloto para formação de profissionais de cinema, no Conservatório» (BNP, 2010, p. 25), e depois fazendo o estágio para docente do Ensino Secundário no liceu Camões, sendo efetivo logo a seguir (BNP, 2010, p. 29). Virá a ser professor auxiliar convidado do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras de Lisboa a partir de 76 – marcando sucessivas vagas de alunos das suas aulas de Cultura Portuguesa, até à reforma em 1986; o convite tem implícito o reconhecimento da sua obra ensaística, e a sua vocação pedagógica é reconhecida por muitos alunos (como documentam cartas transcritas em BNP, 2010).

(---)

Em 2000, na brochura Leiamos da Editora O Escritor, que acolheu Alberto Ferreira nas suas publicações mais recentes, temos na capa uma fotografia recente do nosso autor, abrindo a porta a um excerto do segundo volume de Real e Realidade, que, por razões explicadas na nota prévia autógrafa datada de dezembro de 1999, nunca veria a luz dos prelos. Parecia agora ter vontade de o dar à estampa, com o título Heraclito e a Filosofia, mas também desta feita o livro não sairia. No passo transcrito naquela brochura (p. VI), lê-se uma reflexão sobre o tempo que vale recordar:

(…) no devir está contido o futuro que é parte de uma trilogia totalista do tempo passado – presente e futuro. Daí o caráter histórico de toda a filosofia que não seja apenas prospetiva (…). (…) o presente tem algo de flutuante, impreciso e inesperado. Mas o facto de contar com o passado torna desde logo a reflexão histórica – e, deste modo, a filosofia é sempre histórica.

Combinando a filosofia com a história, perfis do rosto de Jano, como fez em toda a sua obra de ensaísta, esta síntese da temporalidade representa, afinal, a capacidade de a si mesmo se situar com a limpidez de um pensamento que perdura e a si mesmo se inscreve na indagação do humano. A noção de devir, com o palimpsesto entre história e filosofia, entre ficção e desenho - exuberante e pulsional desenho, pode servir de emblema ao que sempre persistirá da obra de Alberto Ferreira, inteligência luminosa que não se apaga com o tempo. Sabem-no e continuarão a sabê-lo todos quantos estudam a cultura e a literatura em Portugal entre os séculos XVIII, XIX e XX: Deambular ao lusco-fusco (título do seu último livro, 1999) torna-se mais fácil e profícuo com o auxílio precioso da sua lente de aumentar.

No epílogo de Diário de Édipo (1965, 2ªed., p. 259) já deixara estas linhas, retrato de personagem e autorretrato:

A busca e a prática do humanismo constituem momento inseparável da conquista das alturas. O homem singular realiza a marcha, mas cada passo seu é acompanhado de outros passos – nunca homem algum fica só perante a caminhada.

Assim foi Alberto Ferreira, assim nos toma pela mão e nos diz quem somos.

Outubro de 2020

Paula Morão

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa»

Sem comentários: