[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

quinta-feira, 26 de maio de 2022

[2820.] RESISTÊNCIA NO FEMININO || AS MULHERES E A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 - 1939)

 * RESISTÊNCIA NO FEMININO *

2ª SESSÃO || EM TEMPOS DE GUERRA

AS MULHERES E A GUERRA CIVIL ESPANHOLA

(1936 - 1939)

26/05/2022 || 18.00 || Fundação Mário Soares e Maria Barroso

O ciclo de conferências Resistência no Feminino procura resgatar memórias e testemunhos de mulheres que resistiram de diferentes formas à opressão, discriminação e repressão. Trata-se de falar sobre mulheres enquanto sujeitos históricos ativos e intervenientes, criadores de mudança, a quem é fundamental reconhecer e recordar o seu papel na resistência. Para tal, convocamos todos os cidadãos, instituições e a comunidade em geral para a participação num espaço de encontro, que permita a partilha, o debate e a reflexão sobre estas problemáticas, procurando interligar as experiências individuais de cada uma destas mulheres, resistentes, com a própria sociedade. 

A segunda conferência promovida por Resistência no Feminino, no dia 26 de Maio de 2022,  cujo título é “Resistência Feminina em tempos de guerra: as mulheres e a Guerra Civil Espanhola (1936-1939)” tem por objetivo debater a experiência coletiva das mulheres, a sua atividade e o seu papel na resistência antifascista durante a Guerra Civil Espanhola. 

Célebres ou anónimas, heroínas das trincheiras ou simplesmente mulheres que tratavam de sobreviver às duras e trágicas circunstâncias provocadas pelo confronto, o seu papel na resistência tem de ser reconhecido e recordado. Não se pode pensar a Guerra Civil Espanhola, ou qualquer outra guerra, sem ter em consideração a realidade das mulheres e a sua resistência. 

Intervenções:

- “Milicianas, mujeres combatientes. De iconos del antifranquismo a la estigmatización social” - ANA MARTÍNEZ RUS – Universidad Complutense de Madrid.

- “Mulheres fotografadas, mulheres (re)apresentadas. Espanha, 1936-1939” - BEATRIZ DE LAS HERAS – Universidad Carlos III de Madrid

- “O marco de 1936: mulheres na fronteira galaico-portuguesa, entre a repressão e a resistência” - PAULA GODINHO – Universidade Nova de Lisboa.

Comentário de RÚBEN LEITÃO SERÉM – University of Nottingham (UK).

Moderação: Maria Fernanda Rollo, Historiadora, HTC – CFE, NOVA FCSH e Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

Para mais informações consulte o site: https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt.

Para proceder à inscrição para assistir ao evento: https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt/inscricoes/

O link da transmissão:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85473849367.

Sem comentários: