* GABRIELA CASTELO BRANCO *
Poetisa, concertista de piano e jornalista, Maria Gabriela de Azevedo Castelo Branco nasceu em 12 de Dezembro de 1904, em Lisboa.
Cursou piano no Conservatório Nacional de Música, proferiu conferências sobre temas literários e femininos e colaborou nos periódicos Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Eva, Ilustração, Lusitânia e Notícias Ilustrado.
Assinou textos sobre feminismo na revista Portugal Feminino e, na década de 60, dirigiu a Távola Redonda (1961-1963) e fundou A Esfera (1963-1980), ambos de Lisboa.
Aderiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas em 1944. No ano seguinte, em 11 de Julho, foi eleita 3.ª Vogal da Direcção e integrou as Comissões de Arte e de Propaganda.
É da sua lavra a entrevista à Presidente da agremiação, Maria Lamas, publicada no vespertino Diário de Lisboa e da qual se transcreveram excertos na revista Alma Feminina, órgão do CNMP (Novembro de 1945).
Autora de vários livros, prefaciou Sonhos da mocidade, editado em 1933 por Aníbal Mendes, e esteve representada, enquanto poetisa, na Exposição de Livros Escritos por Mulheres organizada pelo CNMP na Sociedade Nacional de Belas Artes (1947).
[João Esteves]
1 comentário:
Agradeço pela publicação desta informação que tanto me ajudou na minha investigação.
Continuação de boas publicações!!
Enviar um comentário