[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

terça-feira, 19 de setembro de 2017

[1651.] A REFORMA AGRÁRIA NO COUÇO || EXPOSIÇÃO 2006

* A REFORMA AGRÁRIA NO COUÇO  SOB O OLHAR DE FAUSTO GIACONNE*


[CASA DO POVO DO COUÇO || Exposição de Fotografia ||
25 de Abril a 7 de Maio de 2006]

Informação via Inês Marques Cardoso, Curadora da Exposição, a quem muito agradecemos a preciosa partilha

"A 31 de Agosto de 1975 o fotorepórter italiano Fausto Giaccone acompanhou uma jornada de ocupação de latifúndios na aldeia ribatejana do Couço. Desse dia fica um testemunho fotográfico que nos revela todo o dinamismo e alegria vivida pelos trabalhadores agrícolas quando nos campos do Sul construíam a Reforma Agrária por sua própria iniciativa. Onze anos depois o fotorepórter regressou à aldeia, trazendo consigo as fotografias daquele dia especial em busca dos participantes da jornada de 75. Um encontro surpresa do qual resultou um novo registo fotográfico, em que aqueles que surgem nas fotografias de anos antes se reencontram com a sua memória/memória colectiva da aldeia.

Em 2005 Fausto Giaccone visita de novo o Couço no âmbito de uma reportagem para um semanário italiano, que destaca os 30 anos da Reforma Agrária portuguesa. A mostra A Reforma Agrária no Couço - Reencontro com uma História Portuguesa é uma viagem feita através das fotografias de Fausto Giaccone por um momento marcante da história portuguesa e o seu reencontro com os habitantes do Couço.

É também o traçar da história da Reforma Agrária no Couço e do impacto que teve na vida da população, um olhar para o tempo volvido, uma partilha de memórias entre gerações, de sonhos, e uma reflexão sobre as dúvidas e os desejos que se lançam ao tempo presente/futuro."


Curadora: Inês Marques Cardoso

Textos: Inês Marques Cardoso
Revisão: Liliana de Sousa
Traduções: Inês Marques Cardoso e Marcello Sacco (de italiano para português) e Carlos Tadeia (de português para inglês)

Montagem: António Manuel Pólvora

Design de Comunicação: Ana Velhinho
Webdesign: Ana Velhinho e Carlos Tadeia

Apoio: Junta de Freguesia do Couço

Agradecimentos: Fausto Giaccone, Marina Criscuolo, Marcello Sacco, Maria Rosa Viseu, Jerónimo Bom, Joaquim Canejo, Dionísio Moisés Simões, Arquimínio Mocinho, Mariana da Silva, Maria do Castelo Calado, Maria Emília Simões, Armando Rodrigues e Maria Antónia Marques.

Sem comentários: