[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

[2688.] PAULO MARQUES DA SILVA || A PIDE - CASOS E PROCESSOS

 * PAULO MARQUES DA SILVA *

A PIDE - CASOS E PROCESSOS

Palimage || Dezembro de 2021 

Após mais de década e meia de pesquisas dedicadas a esta temática, acaba de ser publicado outro relevante livro do Historiador Paulo Marques da Silva sobre a PIDE/DGS, reunindo trinta histórias.

Histórias que são casos concretos, vividos e muito diversos, que procuram, também, mostrar (e demonstrar) a acção da PIDE/DGS: a violação de correspondência; a acção dos informadores; as vigilâncias de rua, de residências e de reuniões; as vigilâncias a professores universitários, entre outros exemplos. 

Fala-se, também, no decorrer das várias crónicas apresentadas, de denúncias, de casos de retaliações do Governo sobre cidadãos nacionais, das mulheres da oposição, do Processo dos 108, das Juntas de Acção Patriótica ou do Movimento Associativo Estudantil, histórias que permitem uma visão geral sobre o modus operandi da PIDE/DGS.

Todas as histórias / textos são baseadas em documentos escritos, constantes nos arquivos da PIDE/DGS, patentes na Torre do Tombo.

Investigação rigorosa, na senda de outras edições de Paulo Marques da Silva, brevemente será feita a apresentação pública do livro.

Sem comentários: