[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 20 de janeiro de 2018

[1700.] OUTROS OLHARES SOBRE A GRANDE GUERRA [II] || VILA FRANCA DE XIRA

* EXPOSIÇÃO NO CELEIRO DA PATRIARCAL || VILA FRANCA DE XIRA *


Não percam a excelente Exposição evocativa da Grande Guerra de 1914-1918 organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no Celeiro da Patriarcal.

Sóbria, cativante e didáctica, surpreende pelas opções museológicas e selecção de materiais inéditos escolhidos, fruto do rigoroso e exaustivo trabalho de investigação dos responsáveis, sendo a Curadoria de Cláudia Camacho, também autora do Conceito Expositivo.

Os desenhos da frente de batalha da autoria de José Joaquim Ramos, pouco conhecidos, o Saco de Despiolhamento, o retrato de Reynaldo dos Santos por Columbano Bordalo Pinheiro e os rostos dos soldados vilafranquenses merecem, tal como a restante Exposição, olhar atento.

Também o Catálogo e o Folheto da Exposição constituem dois preciosos documentos a não perder! Trata-se, mesmo, de "Outros olhares sobre a Grande Guerra".


O meu muito obrigado a Anabela Nunes Fernandes, Bárbara Pereira, Maria Adelaide Cruz, Maria João Martinho, Pedro Carrasco e Rafael Soares por me associarem, assim como Natividade Monteiro, ao Colóquio ali realizado sob o tema "O papel da mulher na Grande Guerra" e pela forma calorosa como por todos fomos acolhidos.

[João Esteves]

Sem comentários: