[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

[0147.] FEMINISMO || 25/11/1927

* FEMINISMO *

O REBATE || 25//11/1927

Editorial do jornal O Rebate intitulado “Feminismo”:

«Feminismo

O movimento feminista, que se espraia por todo o Mundo numa Ode triunfal aos merecimentos e qualidades da mulher, pretende emancipá-la por completo do jugo do homem. Aponta-se como modelar o exemplo da Inglaterra.

[...]

Em Portugal muda, porém, o aspecto da questão feminista.

O feminismo em Portugal, iniciado há anos por um grupo de populares e consagrados escritores, não atingiu, ainda, a força social que era de esperar por falta de ambiente propício para o seu desenvolvimento, devido em grande parte ao lastimável atraso da mulher portuguesa, toda embiocada em preconceitos religiosos, improgressiva por temperamento e tendências psicológi-cas, agravadas por uma defeituosa educação.

O reconhecimento deste atraso mental da mulher leva muita gente a supor que a concessão do sufrágio feminino seria o completo e decisivo triunfo da reacção clerical e política.

A constatação, porém, da forma competente e inteligente como ela tem sabido fazer uso das regalias já merecidamente conquistadas, como a de exercer a sua actividade na advocacia, na medicina, nos cartórios, no professorado, leva-nos a reconhecer que possuímos já um escol de mulheres que estão, pela sua cultura, aptas a usar, com a mesma consciência que o homem, dos seus direitos políticos.

A concessão do direito de voto à mulher, dentro de determinadas restrições, seria, pois, além de um acto de justiça, um preito a prestar àquelas que, pelas suas qualidades, fossem abrangidas por tal concessão.

E essa concessão ir-se-ia tornando mais extensiva `a medida que o nível mental da mulher portuguesa por uma educação mais conforme com as realidades da vida, a fosse tornando digna de pronunciar-se sobre os destinos do seu país, no gozo pleno dos seus direitos de cidadã.»
 
[O Rebate || 25/11/1927, p. 1, col. 1]

[João Esteves]

Sem comentários: