[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

domingo, 7 de novembro de 2010

[0070.] CAROLINA MICHAËLIS DE VASCONCELOS [I] || MARIA OLGA DE MORAIS SARMENTO DA SILVEIRA [I]

* CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES PORTUGUESA *

CARTÃO DE CAROLINA MICHAËLIS DE VASCONCELOS PARA OLGA DE MORAIS SARMENTO

Cartão, sem data, enviado no sentido de se diligenciar na constituição de um Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas ainda na 1.ª década do século XX.

«Fundado em Março de 1914, sob a égide da médica ginecologista Adelaide Cabete (1867-1935), o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas tornou-se na mais importante e duradoura organização de mulheres da primeira metade do século XX português e foi a única a lograr perdurar para além do Armistício, mantendo actividade ininterrupta até 1947, quando as autoridades salazaristas determinaram o seu encerramento.

A primeira tentativa de se fundar em Portugal um Conselho terá surgido ainda na primeira década, quando Carolina Michaëlis de Vasconcelos apresentou à escritora Olga de Morais Sarmento a canadiana Mrs. Sânford, “vinda de longe, em viagem de propaganda, a fim de tentar a formação de um Conselho Nacional de Mulheres portuguesas dispostas a trabalharem energicamente a favor do Bem” . Num cartão, não datado, Carolina Michaëlis sugere-lhe que reunisse “em sua casa algumas senhoras que falam inglês – e que desejam colaborar no movimento feminista”, já que “prestava-nos, com certeza, um grande serviço”, podendo recorrer àquelas que constituíam a Liga Portuguesa da Paz. Tais diligências não tiveram consequências e só em 1914 é que ele se concretizaria, em resultado do empenho de Magalhães Lima, “grande republicano e incansável propagandista das ideias novas” , e da feminista Adelaide Cabete.».

["Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947)", Faces de Eva, n.º 15, 2006, pp. 113-135]

[João Esteves]

Sem comentários: