* JUDITE PONTES RODRIGUES *
GRUPO DAS TREZE || 1911
Professora, Judite da Conceição Pontes Rodrigues participou, ao lado de Maria Veleda, na propaganda republicana e do livre-pensamento.
No âmbito profissional, começou por leccionar lavores no Centro Escolar Afonso Costa e substituía Maria Veleda e Maria Amélia Veiga quando faltavam (1906).
Associou-se, no ano seguinte, ao projecto de instituir uma Escola Maternal em Lisboa e, em 1909 e 1910, leccionou, com Lucinda Tavares e Maria Luísa Baptista, na escola diurna de instrução primária para ambos os sexos do Centro Fernão Botto Machado.
Secretariou, em 22 de Abril de 1908, a sessão diurna do Congresso Nacional do Livre Pensamento, participou, em 11 de Março de 1909, na sessão de propaganda organizada pelo Grémio Humanidade na Caixa Económica Operária e militou na Liga Republicana das Mulheres Portuguesas desde a fundação, onde se tornou, até 1912, das activistas mais dinâmicas.
Substituiu, em Agosto de 1911, Ernestina Pereira Santos no cargo de 2.ª Secretária da Mesa da Assembleia Geral e, eleita 1.ª Secretária, integrou a delegação que, em 25 de Janeiro de 1912, agradeceu a Alexandre Braga por ter apresentado no Parlamento um projecto de lei sobre os direitos da mulher.
Como outras activistas, desempenhou funções na direcção da Obra Maternal (1910, 1911 e 1912) e, em 13 de Fevereiro de 1910, representou no sarau realizado em seu benefício, interpretando as peças Escrava, de Nelly Roussell, e Bem Prega Fr. Tomás, de Ana de Castro Osório.
Fez parte da comissão da Obra que, em 7 de Janeiro de 1911, conferenciou com o Ministro da Justiça, Afonso Costa, sobre a protecção à infância e o combate à mendicidade, e pertenceu à comissão que promoveu o sarau de 1912.
Acabou por ser excluída de subscritora da OM em Dezembro de 1913.
O último número da revista A Mulher e a Criança (n.º 24 - Maio de 1911) insere a fotografia de conjunto das 13 mulheres da Liga Republicana que constituíam o Grupo das Treze e onde se distingue a figura de Judite Pontes Rodrigues.
["Judite da Conceição Pontes Rodrigues", Dicionário no Feminino (Séculos XIX-XX) || Livros Horizonte, 2005]
[João Esteves]
Sem comentários:
Enviar um comentário