[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

[0206.] LIGA REPUBLICANA DAS MULHERES PORTUGUESAS || BENAVENTE - 06/12/1909

* LIGA REPUBLICANA DAS MULHERES PORTUGUESAS *

SECÇÃO DE BENAVENTE || 06/12/1909

Carta a Ana de Castro Osório de Maria Francisca Sousa Dias, secretária do Núcleo de Benavente da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas:

"Ex.ma Senhora e digníssima
Presidente da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas
Permita-me primeiramente V. Ex.cia que lhe apresente as minhas humildes mas sinceras homenagens, como sócia da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, do Núcleo de Benavente, à sua ilustre Presidente, dedicando-lhe o maior respeito e admiração, pela maneira inteligente e digna de como V. Ex.cia preside a esta nobre instituição. Ao mesmo tempo venho como secretária participar a V. Ex.cia os trabalhos do Núcleo de Benavente.
Segundo uma carta que escrevi à tesoureira, da direcção, D. Adelaide Cabete, organizámos a nossa comissão local no dia 3 d’Outubro do corrente ano, conforme noticiou a revista da Mulher e a Criança. Depois disso, já reunimos mais vezes, para combinarmos a melhor maneira de ratear pelas povoações onde há sócias e de empregar caridosamente o dinheiro, da nobre subscrição, que a direcção da Liga promoveu em favor das sócias necessitadas pelo terramoto, as quais unanimemente agradecem, inserindo-se na acta um voto de gratidão à direcção, e a todos que cooperaram para essa generosa subscrição. O rateio dos 113:580 rs foi organizado da seguinte maneira: 50:000 rs para Sto Estevão, 10:000 rs para Salvaterra e 53:580 rs para Benavente e as roupas. Em Benavente as sócias deliberaram, visto não serem necessitadas, auxiliarem os pobres com os 50:000 rs, distribuindo-os em esmolas de 1:000 rs a 50 pobres dos mais necessitados da terra; destinaram os 3:580 rs restantes à [?] de leite das crianças pobres de Benavente.
As roupas juntámos a outras oferecidas pelas consócias daqui, foram divididas por 18 pobres. Contemplámos com a generosa subscrição presidida por V. Ex.cia, 68 pobres e a [?] de leite.
Teve lugar a última reunião e distribuição das esmolas, no dia 30 de Novembro, em que assistiram além da comissão algumas sócias e outras entidades Republicanas da terra que usaram da palavra, instruindo os pobres, e fazendo a sua propaganda política. V. Ex.cia terá sem dúvida lido nos jornais republicanos essa simpática festa.
Venho participar a V. Ex.cia que a sócia Rita Perpétua Ferreira de Benavente, não tem recebido a revista mensal da Mulher e a Criança por julgar a direcção ser esta sócia de Sto Estevão, para onde a enviavam, e de lá a devolviam à redacção por não conhecerem esta Senhora; pedia a V. Ex.cia a fineza de as mandar devolver à dita consócia, que muito empenho tem em ler as revistas. 
Venho também a participar a V. Ex.cia, que a Sra D. Maria Emília Marques pediu a sua demissão de sócia, pagou a sua cota até ao mês d’outubro, mas daí em diante não deseja ser sócia.
Da relação dos donativos apenas faltaram as caminhas de ferro para crianças, que naturalmente não foram remetidas, no caso de V. Ex.cia querer, estamos prontas a mandá-las vir pelo caminho de ferro.
Feitas estas minhas declarações como secretária do Núcleo de Benavente, termino pedindo a V. Ex.cia se digne aceitar os protestos da minha mais alta consideração, respeito e estima, rogando a V. Ex.cia que disponha sempre do limitadíssimo préstimo, da que se confessa
Correligionária dedicada
Bte 6 XII/9
A secretária do Núcleo de Bte
Ma Francisca de Sousa Dias."

[ACPC, Colecção de Castro Osório || Esp. N 12/172]

[João Esteves]

Sem comentários: