* DOZE DEPORTADOS POLÍTICOS PARA OS AÇORES *
NOTÍCIA CENSURADA DO JORNAL "O SÉCULO" || 09/01/1929
Embarcaram, em 8 de Janeiro de 1929, no vapor Lima, doze deportados políticos presos na Penitenciária de Lisboa e no Aljube.
Encontravam-se detidos na Penitenciária de Lisboa:
- José Lopes Soares
Encontravam-se detidos no Aljube:
«Presos PolíticosEmbarcaram, ontem, doze para AçoresA bordo do "Lima", foram ontem deportados para os Açores doze presos políticos, aos quais o delegado especial do Governo em Ponta Delgada fixará residência onde julgar mais conveniente.
O embarque realizou-se de manhã, tendo sido feita previamente uma concentração de forças de Polícia e da Guarda Republicana no areal de Belém, as quais tomaram as embocaduras das ruas que ali convergem, impedindo a aproximação do público da cancela da linha de Cascais.
Pelas 9.30, chegou ao local um carro celular conduzindo os presos que se encontravam na Penitenciária, srs. José Lopes Soares, Joaquim Pinto Lima, engenheiro Luís Melo Borges e Castro, capitão Urbano Rocha Dantas e drs. António Neves Rodrigues e Manuel Pestana Júnior.
Naquela prisão ficou apenas o sr. tenente Araújo.
Pouco depois, em "táxis" acompanhados de agentes da Polícia de Informação, chegavam vindos do Aljube, os srs. Ernesto Carneiro Franco, José Santos Graça, Jorge Augusto da Silva Figueiredo, Ilídio Nogueira, António José Chicharro [Chícharo] e Adelino António Miranda.
Às famílias dos presos, contidas à distância, não foi permitido o aproximarem-se deles, limitando-se a acenar com os lenços.
Os deportados, acompanhados sempre por alguns agentes, embarcaram no rebocador "Atalaia", que os transportou para bordo do "Lima", o qual pelas 11 horas fundeou em frente à Junqueira, saindo mais tarde a barra.»
[João Esteves]
Sem comentários:
Enviar um comentário