[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

domingo, 21 de junho de 2015

[1005.] JORGE GUSTAVO SANCHES DE CASTRO MARQUES DOS SANTOS [I]

[f. 06/11/1964]

[Pormenor de uma fotografia da década de 50]

Médico, poeta, alpinista e pioneiro do montanhismo em Portugal.

Prestigiado antifascista portuense, manteve atividade oposicionista desde os tempos de estudante da Faculdade de Medicina, tendo sido preso em dezembro de 1937

Conviveu, entre outros, com os casais Maria Luísa de Lemos e Osvaldo Santos Silva, militante comunista falecido precocemente aos 39 anos, cujos pais [Eduardo Santos Silva e Ernestina Martins Morgado] viviam numa casa defronte da sua, na Rua do Bonfim, Virgínia de Moura/António Lobão Vital e Maria Branca Ribeiro de Lemos/Afonso de Lemos.

Casou, no início da década de 30 (1933 ou 1934), com Antónia Girão Azuaga dos Santos [1908-2002], ativista da Delegação do Porto da Associação Feminina Portuguesa para a Paz, sendo que Virgínia de Moura, Maria Branca de Lemos e Maria Luísa Lemos eram também suas ativitas.

[Livro de Curso de 1931-1932, cópia gentilmente cedida pelo filho Jorge Santos]

Quer o desenho, quer os versos, da autoria de Aristides Ribeiro, amigo de juventude e que seria seu cunhado, são bem elucidativos do posicionamento político do futuro médico Jorge Gustavo Sanches de Castro Marques dos Santos.

Aristides Ribeiro [Aristides Manuel Teixeira Ribeiro], também ele um consequente oposicionista, casou com Maria Edite Girão Azuaga, irmã de Antónia Girão Azuaga dos Santos.

O meu muito obrigado ao filho Jorge Santos pelas  informações e documentação disponibilizadas e autorização para as partilhar.

Sem comentários: