[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 30 de outubro de 2021

[2600.] MANUELA ESPÍRITO SANTO || UMA HISTÓRIA ILUSTRADA DA AJHLP

 * MANUELA ESPÍRITO SANTO *

Uma história Ilustrada da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto

AJHLP || Setembro de 2021


Se a solidariedade é "o lugar mais bonito da terra" [José Cruz dos Santos], a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto soube cumpri-la nestes 139 anos que leva de existência já que, fundada em 13 de Outubro de 1882, sempre "Acudiu aos necessitados, fez da Cultura arma de combate" [Manuela Espírito Santo, p. 013].

Em mais um trabalho de investigação minucioso e rigoroso, Manuela Espírito Santo revisita e reconta, em 39 capítulos repartidos por dois volunes, incluindo a exaustiva listagem dos sócios correspondentes, auxiliares e efectivos, a História desses quase 140 anos da AJHLP, Associação que "Atravessou a monarquia, assistiu à implantação da República, viveu revoltas e revoluções,  duas guerras mundiais, a peste, a cólera e outras epidemias", mantendo "intacta a sua matriz: a Cultura, a Beneficência e a Intervenção Cívica, elementos distintivos que, quanto a mim, justificam a sua longevidade." [p. 005]

Tal como já nos habituou em livros anteriores, nomeadamente os dedicados a Manuel Dias da Fonseca [2012], Virgínia Moura-Lobão Vital [2015] e Óscar Lopes [2015], o encadeamento, cativante, da narrativa é acompanhada de um grafismo apelativo, nunca descurando a preocupação de enquadrar cada momento revisitado e elucidar os respectivos protagonistas, intercalando passado e presente com a finalidade de deixar o legado da AJHLP aos vindouros: "os homens passam, mas é preciso manter vivo o espírito que presidiu à sua fundação para o entregar, límpido e honrado, aos que continuarão no futuro" [Vol. II, p. 168].

Trabalho hercúleo, esta magnífica e invulgar edição em dois volumes, proficuamente ilustrada com centenas de fotografias e outra documentação, inédita, vai muito além de um "repositório da vida social e cultural dos últimos 140 anos na cidade do Porto": é, também, o repositório da vida do próprio país desde finais do século XIX à actualidade.

É uma sorte e uma felicidade enorme poder aceder a mais este livro de Manuela Espírito Santo!

[João Esteves]

Sem comentários: