[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

terça-feira, 1 de novembro de 2022

[3003.] LUCINDA MARIANA GOMES FRANCO || 1923 - 2012

 * LUCINDA MARIANA GOMES FRANCO *

[01/11/1923 - 10/01/2012]

Excerto de um texto escrito para os Netos aos 79 anos

[Excerto de um texto escrito para os Netos aos 79 anos]

Na minha 3.ª classe comecei a ter contacto com a pide. Uma madrugada foram a nossa casa à procura do meu Avô. Não o encontraram. Mais tarde, numa casa da aldeia, estiveram escondidos o meu Avô, tios da parte do meu Pai e tios da parte da minha Mãe. Eu ia levar-lhes o comer e quando eles iam lá a casa, eu ficava na janela a ver se subia algum carro, num troço da estrada que se via ao longe, para eles abandonarem a casa. 

Nesse tempo eram raros lá os automóveis. Um dia, foi o médico à escola (por causa do paludismo) e eles tiveram de correr por aqueles campos. Quando soubemos, fui avisá-los. Mesmo com aquela idade, tinham confiança em mim, quer de noite, quer de dia. Esse meu Avô esteve preso em Angra do Heroísmo, e mais tarde, também um tio lá esteve. Outros, noutras prisões do continente.

[João Esteves]

Sem comentários: