[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

[1703.] ANÍBAL LAMEIRAS FERNANDES [I]

* ANÍBAL LAMEIRAS FERNANDES || REVOLUÇÃO DO CASTELO DE JULHO DE 1928 *


Filho de Maria Margarida Lameiras Fernandes e de José Maria Fernandes, Aníbal Lameiras Fernandes nasceu em s. Miguel, Açores, em 1875 .

Estudou na Universidade de Coimbra, onde foi colega do conhecido fadista Hilário.

Trabalhou nos Correios e Telégrafos, onde fez a sua carreira profissional durante 48 anos até ter sido demitido por motivos políticos, sem direito a reforma.

Enquanto Carbonário, esteve envolvido directamente nos preparativos revolucionários de 5 de Outubro de 1910, tendo, entre outras funções, interromper as ligações telefónicas e telegráficas.

Com a entrada de Portugal na Grande Guerra, trabalhou no Serviço Postal de Campanha que dependia directamente do Subchefe do Estado Maior do CEP, por intermédio da Repartição dos Serviços Postais, tendo as pessoas escolhidas da Administração Geral dos Correios e Telégrafos sido militarizadas e graduadas como oficiais equiparados.

Graduado em Tenente, Aníbal Lameiras integrou o grupo de sete funcionários que, chefiado pelo Engenheiro/Capitão Humberto Serrão, se  deslocou a França, em 6 de Janeiro de 1917, para preparar a instalação do serviço postal do CEP. 


Na sequência da Ditadura Militar instaurada em 28 de Maio de 1926, foi preso pela primeira vez aos 52 anos, em 8 de Outubro de 1927, "acusado de reunir na Administração Geral dos Correios com dois funcionários comprometidos no movimento revolucionário de 7 de Fevereiro" [ANTT, Cadastro Político 136].

No ano seguinte, Aníbal Lameiras esteve envolvido na Revolução do Castelo, iniciada em 20 de Julho, tendo sido preso em 19 de Agosto e libertado em 4 de Outubro de 1928.

Foi casado, provavelmente com Adelina Augusta Gaspar Caimoto.

O seu terceiro matrimónio deu-se com Carolina Perestrelo Freire de Menezes [Lameiras Fernandes], vinte e quatro anos mais nova, nascida em Novembro de 1896, em Pangim, Goa, onde seu Pai, Manuel Freire de Menezes, foi coronel do exército e governador de Damão. Do enlace, nasceram em Lisboa cinco filhos: Maria Margarida [n. 29/1/1931]; os gêmeos Mário Luís e Wanda [n. 1932, tendo esta falecida ainda bebé]; Zilda [n. 1933]; e Carlos Alberto [n. 1937]. Segundo o filho Carlos, era uma «senhora de esmerada educação, culta, pintora e professora diplomada», tendo falecido de doença oncológica.

Fonte: ANTT, Cadastro Político 136.

[João Esteves]
[Corrigida em 8 de Outubro de 2020, integrado as informações do filho Carlos Alberto]

NOTA 1: O meu agradecimento a Mário de Menezes, filho de Aníbal Lameiras Fernandes, pelas informações referentes a seu Pai e que se encontram em mensagem abaixo publicada.

NOTA 2: O meu especial agradecimento a Carlos Alberto, filho mais novo de Aníbal Lameiras Fernandes, pelo envio do importantíssimo e relevante esclarecimento enviado dos Estados Unidos  da América em 1 de Setembro de 2020 e que só agora foram integrados neste texto.  Rectifica-se, assim, a informação de que só o filho Mário estaria vivo.   

2 comentários:

Mario Menezes disse...

Sou Mario Luis Freire de Menezes Lameiras Fernandes, filho de Anibal Lameiras Fernandes e de Carolina Freire de Menezes Lameiras Fernendes. Tinha uma irmã gémea Wanda e de uma outra de nome Zilda e de um irmão Carlos Alberto já os três falecidos.
Vejo que o nome da espôsa do meu Pai não é o da minha Mãi, mas é certamente da sua segunda espôsa.
Cumprimentos.

Naya disse...

Hi, I'm ones of Mario's grand daughters. First of all I'd like to thank you for the incredible work you've done on this blog.
Secondly I'd like to inform you that saddly my grand father past away 2 years ago.
xxx