[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sexta-feira, 13 de maio de 2016

[1474.] MARIA MANUELA LIMA VIEIRA SOARES DAVID [II]

* ASSOCIAÇÃO FEMININA PORTUGUESA PARA A PAZ || PORTO *

Reconstituir percursos e sociabilidades é um processo moroso e não isento de erros, incorrecções, omissões, situação ainda mais complexa quando se desaparece novo e, aparentemente, sem deixar (quase) memórias. 

Maria Manuela Lima Vieira Soares David, falecida em 22 de Março de 1948, com apenas 23 anos de idade, é mais um nome que merece ser redescoberto.

Estudante universitária do Curso de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi uma das fundadoras e dirigente da Delegação do Porto da Associação Feminina Portuguesa para a Paz, destacando-se pela forma como se entregava às suas tarefas e actividades.

Segundo palavras sentidas de Maria Branca Ribeiro de Lemos [f. 20/05/2012], uma das presidente da agremiação durante a década de 1940, a esta "rapariga magra e pálida, despreocupada de indumentária, sempre carinhosa e compreensiva perante os nossos pequenos problemas pessoais como se tivesse muitos anos de experiência vividos" muito devia "a nossa Associação, onde por vezes com prejuízo da sua saúde, abalada nos últimos tempos, ela comparecia, trabalhava, lutava, no seu fito de se dar à Mulher para melhor consciência da sua missão na Paz" [Boletim da AFPP, Nº 6, Julho de 1949].

Mas Maria Manuela Lima Vieira Soares David integrava um núcleo familiar que se destacou quer na AFPP, quer na luta antifascista, nomeadamente: Natália Henrique Soares David Campos e Maria Brígida da Conceição Silva Martins, que viria a casar ou já estaria casada com o seu irmão Fernando Lima Vieira Soares David. 

Por sua vez, as três irmãs (Armanda da Conceição, Helena Maria e Maria Lucília da Silva Martins também eram associadas e os dois irmãos (José Augusto e Júlio da Conceição Silva Martins) da cunhada eram importantes quadros e dirigentes do Partido Comunista. 

 [Boletim da AFPP || 06 || Julho de 1949]

Sem comentários: