* QUATRO DEPORTADOS EM CABO VERDE *
[C. 1931]
Fotografia de deportados na Ilha de São Nicolau, juntamente com mais quatro deportados, amavelmente disponibilizada por José J. Cabral que, já há anos, investiga, entre outras temáticas, a deportação e o Estado Novo em Cabo Verde.
[Cerca de 1931 || Fotografia disponibilizada por José J. Cabral, a quem muito se agradece]
Nota muito importante: inicialmente, o Militar foi aqui referenciado, incorrectamente, como sendo o general Adalberto Gastão de Sousa Dias.
Agradece-se a oportuna e rigorosa correcção feita pelos investigadores e estudiosos José J. Cabral e Aires Barata Henriques.
José J. Cabral informa que «não consta que ele [o general Sousa Dias] faça parte do grupo».
Aires Barata Henriques refere «que o oficial fardado não se assemelha com a figura do general A, Sousa Dias que, na altura do seu internamento, tinha uma idade aparentemente mais avançada e um ar envelhecido. O mesmo sucede com uma outra foto neste blogue em que o general aparece com outras três figuras. Também a farda terá que ser devidamente ponderada, para ajudar ao entendimento de quem é efectivamente o oficial que, para mais, aparece demasiado obesa relativamente à figura como é mais conhecido o general que, para mais, se encontrava doente e pouco saía das instalações do seminário, segundo os relatos que são conhecidos e que o próprio João Esteves publica.»
[João Esteves]
[texto corrigido em 18/12/2020]
1 comentário:
Com o devido respeito, o oficial fardado não se assemelha com a figura do general A, Sousa Dias que, na altura do seu internamento, tinha uma idade aparentemente mais avançada e um ar envelhecido.
O mesmo sucede com uma outra foto neste blogue em que o general aparece com outras três figuras.
Também a farda terá que ser devidamente ponderada, para ajudar ao entendimento de quem é efectivamente o oficial que, para mais, aparece demasiado obesa relativamente à figura como é mais conhecido o general que, para mais, se encontrava doente e pouco saía das instalações do seminário, segundo os relatos que são conhecidos e que o próprio João Esteves publica.
Penso que deveria ser aprofundada esta questão e, se possível, saber a data e quem eram os seus acompanhantes...
Fica a sugestão...
Saudações fraternas
Enviar um comentário