[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

[1368.] HISTÓRIA DO GÉNERO. GÉNERO NA HISTÓRIA: DA MODERNIDADE À CONTEMPORANEIDADE [I]

* Workshop Internacional * 
|| HISTÓRIA DO GÉNERO. GÉNERO NA HISTÓRIA: DA MODERNIDADE À CONTEMPORANEIDADE.
CONSTRUÇÕES INTERDISCIPLINARES ||

|| Universidade de Évora || Colégio do Espírito Santo || 3 e 4 de Março de 2016 ||

Organização: IHC-CEHFCi-UE
Coordenação Científica: Ana Cristina Martins – Pos-Doc FCT, IHC-CEHFCi-UE

3 de Março 

09h00 - Abertura do Secretariado e distribuição de pastas. 
09h30 - Sessão de abertura – sala 124.
09h45 - Conferência de abertura
Eulalia Pérez Sedeño [Departamento de Ciencia, Tecnología y Sociedad del Instituto de Filosofía del CSIC] - “Visiones innovadoras: reflexiones desde el género sobre la historia de la ciencia”. 
10h30 - Conferências da manhã
Irene Vaquinhas [Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra] - “As mulheres e o ensino superior: as primeiras estudantes da Universidade de Coimbra” .
11h00/11h15 - Coffee-break.
Fátima Mariano [Instituto de História Contemporânea e de Faces de Eva - Centro de Estudos sobre a Mulher, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa] - “A Grande Guerra no Feminino  – Uma história ainda por escrever em Portugal” .
Irene Flunser Pimentel [Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa] - “Estudar a História das mulheres no passado ditatorial português”. 
12h15 - Debate.
13h00 - Almoço.  
14h00 - Conferências da tarde – sala 124.
Paula Almeida Mendes [Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto] - “Uma questão de género: as «dedicatárias» femininas nos séculos XVI e XVII”. 
Fernanda Henriques [Universidade de Évora] - “Antes da “primeira vaga”. Poulain de la Barre – uma voz cartesiana dissonante”. 
Dália Costa [Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas] - “Construção de Género na sociedade portuguesa contemporânea”. 
Cristina Azevedo Tavares [Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa] - “O contributo da mulher na vida associativa e artística da Sociedade Nacional de Belas-Artes, da fundação à Revolução dos Cravos”. 
16h00/16h15 - Coffee-break.
Patrícia Santos Pedrosa [Departamento de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias] - “Feminismos, arquitectura e cidade. A necessidade de repensar práticas”.
Sandra Leandro [Universidade de Évora / Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa] - “A espécie do género: notas de observação artística”. 
Paula Gomes Ribeiro [Departamento de Ciências Musicais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa] - “Pensar o Género em Musicologia”.
17h45 - Debate. 

4 de Março 

09h30 - Conferência de abertura – sala 124.
Yolanda Guerrero Navarrete [Universidad Autónoma de Madrid] - “Poder formal e informal de las mujeres de la nobleza castellana bajomedieval a la luz de los nuevos paradigmas interpretativos”. 
10h15 - Conferências da manhã:
Genoveva Oliveira [Curadora independente] - “Curadoria e educação museal - Desconstruir representações hegemónicas do mundo, patriarcais e heteronormativas”. 
10h45 /11h00 - Coffee-break.
Olga Pombo [Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa] - “… une espèce de femme cachée sous des habits d’homme…” 
Ana Cardoso de Matos [Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora] - ‘Mulheres, Ciência e Técnica nas Exposições Universais: mulheres visitantes, mulheres exóticas, a “Fada Electricidade” e outras imagens simbólicas»”. 
Sara Albuquerque [Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Grupo de Investigação 'Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica’ (CEHFCi da Universidade de Évora)] - “Hannah im Thurn: a artista invisível”. 
12h30 - Debate. 
13h00 - Almoço.
14h00 - Conferências da tarde – sala 131.
Teresa Salomé Mota [Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia] - “«Amostras anormais da humanidade». As mulheres no ensino e na prática geológica: o caso de Judite dos Santos Pereira em Portugal” 
Quintino Lopes [Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Grupo de Investigação 'Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica’ (CEHFCi da Universidade de Évora)] - “A Junta de Educação Nacional (1929-36) no feminino: contributos para um novo panorama na investigação científica em Portugal”.
Luís Pequito Antunes [Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Grupo de Investigação 'Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica’ (CEHFCi da Universidade de Évora)] - “Maria Corinta Ferreira (1922-2003?): percursos de uma mulher cientista em Moçambique, 1949 – 1974”.
Ana Cristina Martins [Fundação para a Ciência e a Tecnologia / Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Grupo de Investigação 'Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica’ (CEHFCi da Universidade de Évora)] - “Mulheres na arqueologia em Portugal: to be, or not to be, that is the question”. 
16h00 - Debate. 
16h45 - Coffee-break. 
17h00 - Balanço final e perspectivas em aberto.

Organização: IHC - CEHFCi - UE
09:00 | Sala 124 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora

Sem comentários: