[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

sábado, 2 de abril de 2022

[2784.] A MULHER PORTUGUESA - ASSOCIAÇÃO DE PROPAGANDA FEMINISTA || Nº 1 - JUNHO DE 1912

* A MULHER PORTUGUESA *

Nº 1 || JUNHO DE 1912

ÓRGÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PROPAGANDA FEMINISTA


(1)

"Orientação e fins da nossa revista"


A Mulher Portuguesa, órgão e propriedade da Associação de Propaganda Feminista, era uma "revista mensal educativa" e tinha como lema a junção das palavras "Perseverança, Verdade, Justiça". 

O primeiro número data de Junho de 1912, sendo diretora Ana de Castro Osório e Albertina de Moura Benício a editora. Joana de Almeida Nogueira era a administradora.

O logótipo da revista tinha a forma oval e dentro de uma coroa de flores, fechada pelo símbolo da República Portuguesa, vê-se uma mulher caminhando em direção ao Sol, depois de ter partido as grilhetas que lhe amarravam as mãos e os pés.

O número avulso custava 4 centavos e a assinatura anual 40 centavos. 

Dirigida só por mulheres, o fim da revista era "defender, pela palavra escrita, os ideais de progresso social, económico e político das mulheres" [p. 1, col. 1]: pretendia divulgar nas suas colunas "as ideias, os princípios essenciais que constituem esse importante movimento social, convencionalmente chamado Feminismo" [p. 1, col. 1].

A revista "defenderá, acima de tudo, os interesses da Mulher perante a vida social: para isso recordar-lhe-á o papel que tem a desempenhar na Família, na Sociedade, na Política, na Civilização em geral; evidenciará a sua poderosíssima influência educativa na alma das crianças, que serão os homens e as mulheres d'amanhã; examinará tudo quanto represente um progresso na vida e na ação sociais da mulher em geral e da portuguesa em especial" [p. 1, col. 2].

Sempre que possível, acompanharia "o movimento feminista internacional, dando grande desenvolvimento ao estudo do sufrágio da mulher, base essencial da sua completa libertação político-social" [p. 1, col. 2; p. 2, col. 1].  

Propunha-se, também, fazer a propaganda da emancipação política e económica da mulher, bem como da sua instrução científica, já que ela era a educadora dos filhos e a "diretora do lar e da família" [p.2, col.1], exigindo que à mulher fosse dada uma educação e instrução práticas, da escola elementar à superior.

O lema era: "Perseverança na luta pela verdade, que nos há de dar a justiça" [p. 2, col. 1].

- Na secção "Humanismo Integral", "inseriremos páginas feministas de autores de todos os países, que, pela sua clareza, ponderação e bom senso, possam, de algum modo, iluminar e sanear os espíritos ainda falseados pela rotina" [p. 1, col. 1]. O primeiro autor a ser citado foi Émile Faguet (1847 - 1916).

- "Através do Mundo (Noticiário feminista)": informações sobre acontecimentos nacionais e internacionais relevantes relacionados com a luta pela emancipação das mulheres.

- A secção "Educação Prática" - Puericultura: dirigida à "mocidade feminina", dava-lhe informações preciosas, visando prepará-la para, no futuro, saber tratar das crianças. Era necessário que os filhos não fossem educados empiricamente, pois isso prejudicava-lhes a saúde e falseava-lhes o espírito: "As meninas inteligentes e estudiosas não podem deixar de aprender com entusiasmo os segredos da puericultura, da higiene, da pedagogia" [p. 8, col. 1]. Por isso, transcreverá "preceitos pouco vulgarizados no nosso meio, prescrições práticas merecedoras da maior confiança", começando com a amamentação, a partir de um texto de um livro do dr. Héricourt.

- "Os Direitos Políticos da Mulher" [p. 8, col. 2].

(2)

Artigos

- Redação (A): "Orientação e Fins da nossa Revista", nº 1, Junho de 1912, p. 1 e p. 2, col. 1.

- "Humanismo Integral - Opiniões de Pensadores", p. 2.

- Osório, Ana de Castro: "Associação De Propaganda Feminista - 'Perseverança, Verdade, Justiça", p. 2, col. 2 e p. 3, col. 1.

- Serrana: "Outros Tempos", p. 3, col. 2 e p. 4, col. 1.

- "Através do Mundo (Noticiário feminista)", p. 4 e p. 5, col. 1.

- "A Associação de Propaganda Feminista recebe o Agrément e as saudações da Aliança Internacional do Sufrágio das Mulheres", p. 5 e p. 6, col. 1.

- Osório, Ana de Castro: "A Propaganda Feminista", pp. 6-7.

- "Educação Prática", p. 8.

- "Os Direitos Políticos da Mulher", p. 8, col. 2.

[Apontamentos / Anos 1990]

[João Esteves]

Sem comentários: