[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

domingo, 14 de fevereiro de 2021

[2493.] MADELEINE PELLETIER [V] || LIGA REPUBLICANA DAS MULHERES PORTUGUESAS - 11/12/1910

 * MADELEINE PELLETIER *

LIGA REPUBLICANA DAS MULHERES PORTUGUESAS || 11/12/1910

Realizou-se, em 11 de Dezembro de 1910, uma sessão solene em honra da propagandista do sufrágio feminino Madeleine Pelletier, que profere uma conferência na sede da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. 

A sessão é secretariada por Ana de Castro Osório e Maria Veleda, tendo também usado da palavra Maria Clara Correia Alves e Virgínia Quaresma.

«Vida RepublicanaLiga Republicana das Mulheres Portuguesas

Hoje, pelas 8 e meia horas da noite, realiza-se uma sessão de propaganda feminista na sede da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Farão uso da palavra: madame Madeleine Pelletier, D. Ana de Castro Osório, D. Maria Clara Correia Alves, dr. Magalhães Lima, dr. António Macieira e D. Maria Veleda. A entrada é exclusivamente reservada à imprensa, sócias da Liga e pessoas de sua família.».

[O Mundo || 11/12/1910]

«Liga Republicana das Mulheres Portuguesas – Sessão de propaganda feminista

Conforme noticiámos, realizou-se ontem, na sede da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, ao bairro Andrade, uma sessão de propaganda feminista em honra de madame Pelletier. // A presidência foi ocupada por madame Pelletier, que foi secretariada pelas sr.as D. Ana de Castro Osório e D. Maria Veleda. // Abriu a sessão a sr.ª D. Ana de Castro Osório que fez a apresentação de madame Pelletier e os seus esforços em benefício da propaganda feminista. // Seguidamente madame Pelletier fez uma interessante conferência, dizendo que as mulheres, na monarquia, não podiam alcançar direitos a que tinham jus e só dentro da República atingiriam as suas aspirações. // A palavra «República», em si, diz a conferente, já queria dizer que era exclusiva à individualização para um favor ao público. // Defendeu depois o sufrágio feminino dizendo que todos os países em que fosse concedido o voto à mulher a conquista da liberdade era um facto. // Sabe que os homens da República portuguesa não hão-de proceder como os da República francesa. Aquela prometeu os direitos políticos à mulher e está certa que cumprirá a sua palavra. // Foi depois dada a palavra à sr.ª D. Maria Clara Alves que começou por se referir, com elogio, à conferência feita por madame Pelletier, dizendo que ela era uma energia de propaganda no meio feminista do nosso país. Refere-se depois à influência da mulher sobre a criança, demonstrando consequentemente a necessidade da sua cultura. // A convite da sr.ª D. Ana de Castro Osório, usou da palavra a sr.ª D. Virgínia Quaresma que, depois de saudar madame Pelletier, produziu um substancioso discurso sobre o feminismo, concluindo por dizer que a propaganda feminista devia, de facto, começar agora e prosseguir persistentemente, fossem quais fossem os escolhos encontrados no seu caminho. // Ao terminar o seu discurso a sr.ª D. Virgínia Quaresma foi muito aplaudida.».

[Diário de Notícias || 12/12/1910]

[Diário de Notícias || 12/12/1910]

[João Esteves]

Sem comentários: