[Cipriano Dourado]

[Cipriano Dourado]
[Plantadora de Arroz, 1954] [Cipriano Dourado (1921-1981)]

domingo, 14 de fevereiro de 2021

[2496.] JOSÉ MARQUES CENTEIO [I] || ASSASSINADO PELA PIDE EM 11/02/1957

 * JOSÉ MARQUES CENTEIO *

[1934/35 - 11/02/1957]

Atropelado mortalmente por uma viatura da PIDE em 11 de Fevereiro de 1957.

[José Marques Centeio || Fotografia do Arquivo de Ricardo Hipólito, recolhida em FNM]

Em 11 de Fevereiro de 1957, com apenas 22 anos, José Marques Centeio foi atropelado mortalmente por uma viatura da PIDE no entroncamento da Tapada com a Estrada do Campo para Alpiarça, quando se deslocava de bicicleta com um grupo de camaradas de trabalho. 

Embora estivesse na tropa, nas Caldas da Rainha, continuava a trabalhar no campo quando estava livre, vindo naquele dia da poda das vinhas no Campo do Rossio, nas imediações da Ribeira de Santarém [Ricardo Hipólito].

A GNR de Alpiarça ainda prendeu Jaime Queimadela e António Paulos, dois colegas que o acompanhavam, por tentarem impedir que o carro que tinha provocado o acidente abandonasse o local. A pedido de Jaime Queimadela, a sua esposa entrou em contacto com José Faustino Rodrigues Pinhão, um antifascista muito conhecido em Alpiarça, tendo já estado preso que, por sua vez, falou com o advogado Humberto Lopes, outro oposicionista da Santarém e militante do Partido Comunista.   

Segundo o Avante! da 2.ª Quinzena de Março de 1957, o carro iria «a mais de 100 quilómetros à hora» e José Centeio era «um democrata de Alpiarça»; Ricardo Hipólito identifica-o, baseado em companheiros de luta, como sendo há algum tempo militante do Partido Comunista.

[João Esteves]

Sem comentários: